O lobo-guará é daqueles animais que encantam pela beleza, tanto que a espécie foi parar até na nota de R$ 200, lançada em 2020! Mas além de sua exuberante pelagem, ele ainda se destaca por outras curiosidades que, aliás, muita gente ainda não sabe. Por isso, listamos 10 delas a seguir.
Confira curiosidades sobre o lobo-guará
1 – Mais de 85% da população dos lobos-guará está no Brasil, principalmente no Cerrado, mas ele também pode ser encontrado na Argentina, na Bolívia, no Paraguai e no Peru.
2 – Apesar do nome, o lobo-guará não é um lobo. Ele é, na verdade, uma espécie única e se destaca como o maior membro da família Canidae, que abrange também os cachorros e as raposas.
3 – Os animais podem chegar a até 1,15 m de comprimento e pesar entre 20 e 35 kg. Os machos e as fêmeas não apresentam grandes diferenças na aparência.
4 – A pelagem dourada que chama atenção também dá nome científico ao animal. Isso porque Chrysocyon brachyurus significa “cachorro dourado da cauda curta”.
5 – O lobo-guará se destaca pelo olfato apurado, além de uma audição excelente, graças às suas orelhas pontudas que ajudam a amplificar o sim.
6 – São carnívoros e se alimentam de roedores, aves, cobras e outras presas. Porém, a dieta ainda tem espaço para frutos, como os da lobeira, árvore que recebe esse nome justamente por causa do animal.
7 – Os frutos são eliminados quase intactos nas fezes e, por isso, o lobo-guará é um importante dispersor de sementes no meio ambiente, tanto que ganhou o apelido de Semeador do Cerrado.
8 – Os lobos-guará são animais monogâmicos, que passam a vida toda com um só parceiro. Porém, são solitários e costumam se encontrar com o parceiro apenas na época reprodutiva.
9 – A gestação dura cerca de 65 dias e, dela, podem nascer até sete filhotes. Eles mamam por cerca de um mês e, depois, comem alimentos regurgitados pelos pais, até que começam a caçar com eles aos três meses.
10 – Apesar de sua importância, o lobo-guará é considerado quase ameaçado de extinção por causa da caça, da perda de habitat e também de atropelamentos.