10 curiosidades que você provavelmente não sabe sobre os coalas

Os coalas são um dos animais símbolo da Austrália e chamam atenção tanto pela fofura quanto pela tranquilidade que aparentam quando estão em cima de suas árvores. Mas as características desses animais vão muito além disso: confira e saiba mais sobre eles!

1 – Se alimentam de folhas: os coalas são herbívoros e se alimentam, principalmente, das folhas de eucaliptos, além das folhas de outras árvores. Eles podem comer até meio quilo de folhas por dia.

2 – Água do eucalipto: esses animais raramente bebem água, já que ingerem todo o líquido de que precisam por meio da água presente nas folhas de eucalipto.

3 – São marsupiais: os coalas são marsupiais, o que significa que apresentam uma bolsa em seu corpo para o desenvolvimento do filhote após o nascimento, assim como os cangurus.

4 – Filhote pequenininho: os bebês coalas apresentam cerca de 0,5 grama após o nascimento e ainda nascem cegos, sem pêlos e nem orelhas, demorando a ganhar o aspecto fofo que conhecemos.

5 – Mãe e filho juntinhos: após nascer, o filhote vive cerca de seis meses na bolsa da mãe e, depois desse período, ainda vive agarrado nela até completar um ano.

6 – Animais dorminhocos: confortáveis e quase escondidos em seus eucaliptos, os coalas costumam dormir até 18 horas por dia.

Coala dormindo – Imagem de Syahir Hakim via Pixabay

7 – Vivem por mais de uma década: em média, os coalas machos chegam a cerca de 12 anos de vida, enquanto as fêmeas vivem um pouco mais, 15 anos.

8 – Animais endotérmicos: os coalas são endotérmicos, o que significa que conseguem manter a temperatura do próprio corpo constante mesmo com mudanças no ambiente.

9 –  Exclusivos da Austrália: um dos animais mais conhecidos da Austrália, junto aos cangurus, os coalas são originários desse país e só vivem por lá, principalmente em Queensland.

10 – Espécie ameaçada: embora não estejam criticamente ameaçados de extinção, aspectos como perda de habitat e caça foram responsáveis por diminuir a população de coalas.

Publicado por Diogo Massa

Escreve sobre bichos, virais e entretenimento.