Descubra 17 fatos sobre as capivaras que você nem imagina

Tranquila e amigáveis, as capivaras ganharam fama no mundo inteiro

Caso existisse uma lista dos animais mais queridos pelas pessoas, com certeza a capivara estaria no top 10 deste ranking. Tranquilas, encantadoras e simpáticas, as capivaras parecem sempre estar levando uma vida despreocupada. 

Podem não parecer, mas as capivaras são roedores. Não são apenas roedores comuns, mas os maiores roedores vivos. As queridas “capis” predominam na América do Sul. Existem diversos fatos interessantes sobre as capivaras que despertam a curiosidade. Acompanhe no texto. 

Veja 17 fatos sobre as capivaras que você, provavelmente, não sabia

  1. As capivaras, apesar de grandes roedores, possuem dois tamanhos bem distintos. As maiores, Hydrochoerus hydrochaeris, e as capivaras menores, ou Hydrochoerus isthmius. As capivaras menores costumam ser menos sociais que as grandonas. 
  2. As capivaras pertencem à família de roedores Cavy, um grupo de roedores sul-americanos que também inclui a cobaia doméstica.
  3. Se vários lobos são uma alcateia e várias ovelhas formam um rebanho, várias capivaras juntas não possuem um nome específico. Não existe um substantivo coletivo para designar quando elas estão agrupadas. 
  4. Você sabia que várias pessoas costumam meditar ao lado das capis por elas serem muito tranquilas? Capivaras são criaturas altamente sociais. Geralmente estão em grupo de dez ou vinte, mas sabe-se de casos em que 100 capivaras viviam juntas. 
  5. O nome capivara vem do povo indígena Tupi, do Brasil, que chamava os animais de ka’apiûara, que significa “aquele que come folhas delgadas”.
  6. Em 1784, padres venezuelanos pediram ao Vaticano que, por a capivara ter hábitos aquáticos, elas pudessem ser classificadas como peixes. Assim a carne delas poderia ser consumida na Quaresma. O pedido foi aceito. 
  7. As capivaras maiores vivem vidas selvagens no Brasil, Bolívia, Equador, Venezuela, Colômbia e Peru. As menores correm risco de extinção, pois são muito caçadas, e também perderam seu habitat natural para a expansão das grandes cidades. 
  8. As capivaras selvagens geralmente podem chegar até 1,34 metros de comprimento e pesam até 66 quilos. A capivara selvagem mais pesada já registrada pesava 91 kg.
  9. Alguns estudiosos comparam as capivaras com hipopótamos da América do Sul. Por serem animais semiaquáticos, que adoram brincar em poças de lama. E como os hipopótamos, elas também possuem olhos, nariz e orelhas no topo da cabeça, para que possam ficar submersas. 
  10. Agora um fato bem estranho sobre as capivaras. Elas comem o seu próprio cocô pela manhã. Parece algo nojento ou grosseiro para nós humanos, mas para elas é uma maneira de aproveitar os nutrientes da grama que comeram, que por ser de difícil digestão, é preciso ingerir novamente para absorverem. 
  11. As capis poderiam muito bem participar de competições de nada ou mergulho. São capazes de prender a respiração por até cinco minutos e possuem pés palmados, o que ajuda a nadar muito bem. 
  12. Nos Estados Unidos, em estados como Texas e Pensilvânia, é permitido ter capivaras como animais de estimação. Porém é raro que isso aconteça porque é preciso de lugares pantanosos para que elas possam viver tranquilamente. 
  13. As nossas amigas “capis” são tão tranquilas que vários animais adoram usá-las como poltrona. Pássaros, macacos e tartarugas costumam descansar nas costas das queridas ou pegar carona para atravessar áreas aquáticas. 
  14. A carne desses animais não é tão popular nas refeições do brasileiro quanto outros animais, porém é cada vez mais comum encontrar nos supermercados a carne de capivara para consumo. Isso fez com que aumentasse no Brasil a criação em cativeiro. 
  15. Famosas. O rapper americano Lil Nas X estava preso no trânsito de São Paulo, antes de um show na cidade em 2023, quando sacou o celular e tirou a foto. “Por que o Brasil tem esses hamsters gigantes do lado de fora? Estou gritando”, publicou em inglês para milhões de seguidores, muitos já apaixonados ou fascinados pelos bichos.
  16. No Japão, existem cafés em Tóquio que fazem sucesso com o tema capivara, permitindo que clientes façam carinho no animal enquanto tomam seus cappuccinos de caramelo.
  17. Elas fazem sucesso até no TikTok. As capis têm sua própria música, Capybara , da banda russa СтоЛичный Она-Нас (Capital She-Us). Um aviso, se você quiser – depois de ouvir essa música, ela viverá na sua cabeça sem pagar aluguel para sempre.

Publicado por Redação Viralizou

Escreve sobre celebridades e entretenimento