Pesquisas sobre animais, sejam os já extintos, sejam aqueles que vemos com frequência, são feitas continuamente por todo o mundo. E neste ano, algumas delas trouxeram resultados surpreendentes sobre diferentes espécies, como baleias, dinossauros e chimpanzés. Confira três descobertas sobre o mundo animal que ganharam destaque em 2023:
Tiranossauro e outros dinos tinham lábios
Uma pesquisa feita por uma equipe de paleontólogos descobriu que o famoso Tiranossauro rex, bem como outras espécies de dinossauros carnívoros, tinha lábios que cobriam os seus dentes. O estudo realizado pelos profissionais avaliou animais semelhantes aos gigantes pré-históricos, a exemplo de aves e répteis, e combinaram essa análise com outros conhecimentos sobre a anatomia dos dinos.
Com base nisso, eles entendem que essa e outras espécies tinham tecidos moles cobrindo todos os dentes, o que servia para proteger a boca desses predadores e ainda contribuía para que as suas mandíbulas estivessem sempre prontinhas para o ataque. Interessante, né?
Chimpanzés também têm menopausa
Outra descoberta da ciência em 2023 foi a de que as fêmeas de chimpanzé também têm menopausa. O levantamento foi feito no Parque Nacional Kibale, na África, e avaliou a urina de fêmeas da espécie com idade entre 14 e 67 anos
A conclusão foi a de que as fêmeas chimpanzé entram na menopausa por volta dos 50 anos, o que é bem semelhante com o que ocorre com as mulheres, que também chegam a esse período por volta dessa idade. A menopausa até serviria para diminuir a competição pela reprodução, mas isso ainda carece de mais estudos.
O maior animal de todos os tempos
2023 também foi ano de novas descobertas sobre a Perucetus colossus, uma baleia que pode ter sido o maior animal de todos os tempos. Um novo estudo feito neste ano estimou que a espécie pode ter chegado a mais de 300 toneladas de peso, além de medir mais de 18 metros.
Esse animal, que vem sendo chamado de baleia-colossal, viveu há mais de 37 milhões de anos e seus fósseis foram encontrados na costa do Peru. Novas pesquisas continuam para descobrir ainda mais informações sobre essa gigante do passado!
E você, já estava por dentro dessas novidades da ciência?