Quando se fala em animais venenosos, logo vem à mente as cobras e aranhas, não é? Mas há muitos outros animais que têm veneno e que podem usá-lo contra suas presas e predadores, incluindo os humanos entre suas vítimas. Confira 4 deles e se surpreenda!
1 – Borboleta-monarca

Poucas pessoas diriam que uma borboleta é capaz de ser venenosa, mas esse é justamente o caso da borboleta-monarca. Elas se alimentam de uma planta tóxica, especialmente quando ainda lagartas, e incorporam esse veneno no corpo. O resultado é que, mesmo já na fase de borboleta, o contato em grande quantidade com o veneno pode causar vômito e até problemas cardíacos.
2 – Slow loris

Com olhos grandes e adoráveis, muita gente não apostaria no slow loris como um animal venenoso, mas ele também figura nesta lista e, aliás, é único primata venenoso do mundo. A espécie conta com toxinas na saliva e nas patas dianteiras e, quando as duas se misturam, forma-se um veneno potente transmitido pela mordida. Assim, fica difícil encarar o fofinho!
3 – Pitohui-encapuzado

Já imaginou um pássaro venenoso? Pois o pitohui-encapuzado é um deles! Nativo da Nova Guiné, ele é venenoso porque se alimenta de um besouro que apresenta uma toxina chamada batracotoxina. A ingestão faz com que a toxina se aloje na pele e nas penas do pássaro e seja transmitida por meio do toque, causando sintomas como formigamento, lacrimejamento e, em grandes quantidades, morte.
4 – Ornitorrinco

O ornitorrinco é um animal repleto de peculiaridades e uma delas são os esporões com veneno. Essa, na verdade, é uma particularidade dos machos, cujos esporões ficam nas pernas traseiras e contam com glândulas venenosas. Contudo, as toxinas são ativadas principalmente no período de acasalamento, provavelmente para ser usada contra outros machos.