Os vídeos de urso-panda estão entre os mais indicados por quem gosta de dar algumas risadas com o mundo animal. Afinal, esses ursos são conhecidos por serem atrapalhados e brincalhões, oferecendo sempre ótimas cenas! Mas além disso, os pandas também reúnem várias curiosidades interessantes e, para você saber mais, reunimos 5 delas a seguir:
1 – Filhotes pequeninos: os filhotes de panda nascem com cerca de 120 gramas, com pouquíssimos pelos e cegos, o que exige um grande cuidado da mamãe panda. Por isso, eles vivem com a mãe até completarem dois anos. Aliás, com cerca de 1/900 vezes o tamanho da mãe, os pandas são os menores filhotes entre os mamíferos placentários quando comparados ao tamanho das fêmeas.
2 – Dieta quase 100% de bambu: os pandas pertencem à ordem dos carnívoros e, inclusive, contam com um sistema digestivo compatível com a ingestão de carne. Porém, a evolução da espécie tornou esse animal herbívoro e, atualmente, eles se alimentam 99% de bambus. Aliás, eles processam muito bem a celulose presente nessa planta, porém, como ela não gera muita energia, eles passam muito tempo se alimentando.
3 – Reprodução difícil: o urso-panda vive uma vida solitária e, por isso, machos e fêmeas se encontram apenas na época da reprodução. E essa época é curta, já que as fêmeas só aceitam a cópula em um período de cerca de três dias, o que dificulta a procriação. Aliás, quando os pandas figuravam na lista de espécies ameaçadas de extinção, veterinários tentaram usar viagra e até filmes pornô para estimular os machos.
4 – Comunicação pelo cheiro: justamente pela vida solitária, os pandas não são muito “falantes”, mas vocalizam em algumas situações, como o acasalamento. O forte da comunicação se dá mesmo pela marcação de cheiros e, assim, é comum que os animais esfreguem suas glândulas anais em locais nos quais queiram “marcar território”. Eles podem até plantar bananeira para alcançar os lugares mais altos das árvores com a sua mira.
5 – Olhos de “gato”: ao contrário de outras espécies de urso, os pandas não têm pupilas circulares, mas sim em formato alongado e vertical, como os gatos. Além disso, são fáceis de identificar pela pelagem branca e preta que, aliás, cobre uma pele grossa, com o dobro da espessura da pele humana. Outra curiosidade é um osso protuberante no pulso, que serve como um polegar.