5 curiosidades sobre o mangusto, o mamífero capaz de vencer as cobras

Quem vê o mangusto em uma luta com alguma cobra, à primeira vista pode achar que ele vai acabar derrotado nesse embate. Porém, na maioria das vezes, não é bem isso que acontece nos vídeos que viralizam na internet! Conheça 5 curiosidades sobre esse mamífero impressionante:

1 – Fêmeas em um mesmo grupo dão à luz no mesmo dia

As mamães mangusto de um mesmo grupo dão à luz em um mesmo dia como forma de proteção. É que as fêmeas mais velhas podem matar os filhotes de fêmeas mais jovens para controlar o tamanho do grupo. Assim, a sincronização dos partos faz com que fique mais difícil saber qual filhote é de quem e, consequentemente, ajuda a evitar que os filhotes de mães jovens sejam mortos.

2 – Filhotes guiados pelos adultos

Um estudo do ecologista Michael Cant indica que, no caso do mangusto-listrado, os adultos do grupo, não necessariamente os pais, atuam como mentores dos filhotes. Cada pequeno tem um ou mais adultos que os guiam e ensinam por cerca de dois meses após o nascimento, até que os filhotes consigam buscar a própria comida.

3 – Vantagens contra as cobras

Muitas pessoas se perguntam como o mangusto pode sair vencedor de lutas contra as cobras, muitas delas venenosas. Uma das explicações está nos reflexos rápidos do mamífero, que permitem que ele reaja rápido e ataque mais rápido ainda a sua oponente. O couro grosso é outro benefício, assim como o organismo que, de forma ainda estudada pela ciência, resiste ao veneno de algumas cobras.

4 – Mandíbula forte, garras e dentes afiados

Além do rápido reflexo, o mangusto também leva outras vantagens contra a cobras e demais rivais da vida na selva. Uma delas é a mandíbula forte, que pode imobilizar ou até matar o adversário em um único golpe. Os dentes pontiagudos afiados também são estratégicos nos ataques, além das garras fortes e longas, que permitem que escavem com facilidade.

5 – Mangustos se dividem em cerca de 40 espécies

O tamanho e outras características físicas dos mangustos, assim como os seus hábitos, podem variar de acordo com a espécie do animal. Isso porque a família Herpestidae abrange cerca de 40 espécies, entre elas o suricato, uma das mais famosas pela presença em filmes de animação. Como carnívoros, se alimentam de cobras e outros animais, e também complementam a dieta com frutas e sementes.

Publicado por Diogo Massa

Escreve sobre bichos, virais e entretenimento.