Quem olha para uma formiguinha, pode pensar que elas são animais sem grandes peculiaridades ou curiosidades, né? Mas a verdade é que as formigas reúnem diversas características interessantes e, para você saber mais sobre esses animais, reunimos 6 coisas sobre elas a seguir. Confira!
1 – Presentes em quase todo o mundo: as formigas estão em praticamente todas as regiões do planeta, com exceção apenas da Antártida e do Pólo Norte. Aliás, essa espécie é muito antiga e há registros de fósseis que viveram na terra há cerca de 80 milhões de anos.
2 – Corpo forte e poderoso: como outros insetos, as formigas têm o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen e conta com três pares de pernas. Esse corpo é poderosíssimo, capaz de suportar muitas vezes o próprio peso das formigas.
3 – Antenas, olhos e mandíbulas incríveis: a formiga tem olhos compostos, isto é, vários olhinhos em uma mesma estrutura capaz de detectar tudo! Além disso, o par de antenas ajuda na comunicação e na busca por comida, enquanto as fortes mandíbulas permitem comer de tudo e até escavar.
4 – Formiga rainha: em um formigueiro, há formigas operárias, que são fêmeas estéreis, e a rainha, que voa e acasala com os machos – e eles morrem depois disso, viu? Em seguida, a rainha retorna à colônia e coloca os ovos. Nesse retorno, ela também acaba perdendo as asas.
5 – De ovinhos a larvas: os ovos fecundados viram fêmeas, enquanto os não fecundados se tornam machos. E depois desse processo, surgem as pequenas larvas que, em seguida, transformam-se em pupas e, por último, em formigas adultas. Grande metamorfose, hein?
6 – Formigueiros enormes: a estrutura que se vê acima do solo é apenas uma parte do formigueiro: por baixo da terra, há muitas galerias usadas para a manutenção da colônia. Enquanto a rainha faz a reprodução, as operárias buscam alimento e defendem o território e os machos morrem logo após a cópula com a rainha. Cada um tem sua função para que o formigueiro prospere.