6 curiosidades sobre a girafa, o animal mais alto do mundo

Basta pensar em girafa que a primeira coisa a vir à mente é o enorme pescoço, não é? Justamente por causa dele, esses animais são considerados os mais altos do mundo. Mas nem só de pescoço vive a fama da girafa: além dessa peculiaridade, ela também reúne outras características interessantes e que você vai conhecer agora!

1 – Pescoço alto e muito útil: o pescoço que pode chegar a até 2,4 metros de comprimento não é “só para bonito”. Afinal, ele é muito útil para avistar predadores de longe e, além disso, alcançar todas as folhas que ficam no alto das árvores e que compõem grande parte da sua dieta. 

2 – Dieta vegetariana: a comida favorita das girafas são as folhas das acácias. Porém, elas também consomem outros alimentos, como flores, frutas e, em alguns casos, terra. Isso ocorre quando o solo em que estão é rico em minerais. No total, elas podem consumir até 60 kg de comida por dia.

3 – Soninho em pé: as girafas até podem dormir no chão, com a cabeça apoiada nas costas formando uma espécie de arco. Porém, essa posição as deixa mais expostas a ataques e, por isso, é comum que elas descansem em pé. As sonequinhas são sempre rápidas, totalizando meia hora de sono por dia.

4 – Língua azulada: a língua das girafas apresenta uma coloração azulada, que pode se parecer roxa ou até mesmo preta. O motivo dessa cor diferente é a proteção contra os efeitos do sol: afinal, é com a língua que elas pegam as folhas, o que a deixa muito exposta aos raios solares durante o dia.

5 – Animais com RG: embora não carreguem um documento de identidade, as girafas contam com um tipo de RG. É que, assim como os humanos têm impressões digitais únicas, cada uma delas apresenta manchas exclusivas, que são diferentes em cada indivíduo.

6 – Nascimento radical: a gestação das girafas pode durar até 15 meses e elas dão à luz em pé. Isso quer dizer que, ao nascerem, os filhotes caem de quase 2 metros de altura. Felizmente, eles nascem grandinhos, quase com essa altura, e vivem com suas mães por cerca de dois anos.

Publicado por Diogo Massa

Escreve sobre bichos, virais e entretenimento.