7 coisas incríveis sobre morcegos – e por que não são tão assustadores assim

Atire a primeira pedra quem nunca se deparou com um morcego e saiu correndo! Os bichinhos são conhecidos por colocar medo em muita gente, mas, apesar disso, são menos perigosos do que dizem as histórias de vampiros. E para você saber mais sobre os morcegos, separamos 7 curiosidades sobre esses animais. Confira!

1 – Uma grande família: existem mais de 1.200 espécies de morcego em todo o mundo e, por causa desse número significativo, a ordem Chiroptera é uma das maiores entre os mamíferos, ficando atrás apenas dos roedores, que apresentam mais de 2 mil espécies.

2 – Nem todos gostam de sangue: apesar da fama e da relação com vampiros no nosso imaginário, apenas três das espécies encontradas no Brasil são hematófagas, isto é, se alimentam de sangue. E esse sangue costuma vir de aves ou de mamíferos, como o gado.

3 – Saliva poderosa: o morcego-vampiro, uma das espécies hematófagas, tem saliva com substâncias anestésicas e anticoagulantes. Isso impede que o sangue se solidifique enquanto ele o lambe e faz com que a “vítima” não sinta dor naquele momento.

4 – Vampiro, mas nem tanto: ao contrário do que se imagina, o morcego-vampiro não suga o sangue de suas vítimas como seus “parentes” vampiros da televisão. Na verdade, ele faz um pequeno corte com os dentes e lambe o sangue expelido dele até se sentir saciado.

5 – Nem todos transmitem raiva: os morcegos são capazes de transmitir raiva, mas isso também vale animais domesticados, como o gato e o cachorro, e nem todos os indivíduos apresentam o vírus. Por isso, mais importante que ter medo, é manter as criações e os animais domésticos vacinados.

6 – Eficientes polinizadores: muitas espécies de morcego se alimentam de frutos e néctar e acabam contribuindo com a flora. Isso porque, além de distribuírem sementes por meio das fezes, ainda são eficientes em espalhar o pólen das plantas.

7 – Um ótimo radar: ao contrário do que muita gente pensa, os morcegos não são cegos. E além de enxergarem, eles emitem sons de alta frequência que colidem com as barreiras do ambiente e são refletidos e captados pelos seus ouvidos atentos.

E então, você sabia de tudo isso sobre os morcegos?

Publicado por Diogo Massa

Escreve sobre bichos, virais e entretenimento.