A capivara é um animal muito comum na América do Sul e vem se tornando um símbolo do Brasil. Afinal, é bem provável que você também já tenha visto uma delas ou até mesmo a família toda em um passeio pela sua cidade, não é? E para sabermos mais sobre esse animal, listamos 7 curiosidades interessantes a respeito das capivaras. Confira!
1 – O maior roedor do mundo: grande e robusta, a capivara é considerada o maior roedor do mundo. Os animais adultos chegam a medir cerca de 1,2 metros de comprimento e pesar até 65 kg.
2 – Territorialistas e organizadas: as capivaras vivem em bandos e habitam grandes espaços que são divididos em diferentes áreas, como para pastagem ou para repouso. Os grupos são liderados por um macho e várias fêmeas e, quando o espaço é invadido ou ameaçado por capivaras de outros grupos, a briga é garantida, inclusive com embates violentos.
3 – Animais semiaquáticos: apesar de serem muito vistas em terra firme, as capivaras passam grande parte do tempo na água, já que precisam deixar a pele úmida para manter a temperatura regular. E, aliás, elas contam com membranas interdigitais que permitem que nadem com eficiência, além de serem capazes de ficar submersas por até cinco minutos.
4 – Dentes que não param de crescer: assim como outros roedores, as capivaras contam com dentes que crescem para sempre. E para ajustar os dentes frontais e mais longos em um comprimento adequado, elas costumam roer cascas de árvores, por exemplo.
5 – Ninhada de três: uma fêmea pode engravidar até sete vezes e, geralmente, dá à luz três filhotes a cada gestação, que dura aproximadamente quatro meses. Os bebês capivaras nascem pesando cerca de 1 kg e permanecem com o grupo até completarem um ano, quando partem em busca do seu bando.
6 – Moradoras da cidade grande: as capivaras se acostumaram à vida no meio urbano, tanto que são vistas com frequência, inclusive em grandes cidades. Essa adaptação, contudo, se deu porque elas tiveram o seu habitat natural invadido pela ação humana, e não o contrário.
7 – Capivara não é pet: apesar da relação amigável com os humanos e do aumento da notoriedade desses animais, as capivaras não devem ser criadas como animais de estimação e, como espécie selvagem, não podem ser domesticadas, segundo a legislação brasileira.