Os dragões estão presentes em livros, desenhos animados, filmes, séries e em muitas histórias. Mas na realidade, o único animal que leva esse nome é o dragão-de-komodo, você sabia? E mais: esse é o maior lagarto do mundo e reúne várias características curiosas. Veja:
1 – Comprido e pesado: os machos são maiores que as fêmeas e podem chegar a medir três metros de comprimento, além de pesar cerca de 160 kg. A coloração dos animais é diferente conforme cada idade, podendo variar entre tons de verde, amarelo, preto e marrom.
2 – Origem única: apesar de habitarem locais muito diferentes, como florestas e savanas, os animais são encontrados naturalmente em um único lugar: as ilhas de Flores, Rinca, Padar e Komodo, que dá nome à espécie, todas localizadas na Indonésia.
3 – No topo da cadeia alimentar: os dragões-de-komodo são os maiores predadores dessas ilhas e, embora se alimentem preferencialmente de carniça, podem até caçar animais como porcos, veados, búfalos e até mesmo animais menores da mesma espécie.
4 – Camuflagem e ataque surpresa: esses animais se camuflam bem na natureza e não costumam correr atrás das presas, mas sim aguardá-las até o melhor momento para atacar. Quando uma delas passa, ele salta e usa as garras e os dentes para feri-la.
5 – Veneno poderoso: o ataque rápido e eficaz não é a única arma dos animais contra suas presas. É que eles ainda contam com um veneno que apresenta ação anticoagulante e induz as vítimas ao choque circulatório, fazendo com que morram em pouco tempo.
6 – Estratégia de sedução: quando chega a época do acasalamento, as fêmeas liberam um odor nas fezes para atrair os machos, que podem inclusive lutar por elas. O macho lambe o corpo da fêmea e, caso ela retribua, o acasalamento acontece.
7 – Até 30 ovos por vez: as fêmeas são capazes de botar até 30 ovos por vez. Eles são enterrados por elas e, cerca de oito meses depois, eclodem dando origem a filhotes com cerca de 40 cm. A partir do nascimento, os pequenos dragões se viram sozinhos na natureza.
E você, sabia de todas essas curiosidades sobre o dragão-de-komodo?