Se você já viu a foto de um axolote, provavelmente simpatizou com o animal. É que ele esbanja um “sorriso” fofinho e que logo ganha destaque. Mas essa não é a única característica marcante dessa espécie! Conheça 9 curiosidades sobre o axolote:
1 – É uma salamandra: por viver na água, muita gente pensa que o axolote é um peixe, mas não é nada disso. Na verdade, ele é um anfíbio, mais precisamente uma salamandra.
2 – Animal neotênico: a espécie apresenta neotenia, o que significa que mantém as características de larva mesmo após adulta. Por isso, tem três pares de brânquias externas, além da barbatana dorsal.
3 – Vive na água: justamente por causa da neotenia, os animais não apresentam pernas e tampouco pulmões para respirar fora da água e, assim, vivem em lagos escuros e de água doce.
4 – Pode viver muito tempo: com cerca de 30 centímetros e peso que não ultrapassa 250 gramas, os axolotes podem viver até 15 anos.
5 – Nativo do México: os axolotes são originários do México e, justamente por isso, seu nome é uma homenagem ao deus Xolotl, famoso pela “cabeça de monstro”, como esse anfíbio e suas brânquias.
5 – Tem cor escura: em seu habitat natural, o axolote apresenta cor escura, como preto e marrom. É a reprodução em cativeiro que dá aos indivíduos a coloração rosada pela qual são mais conhecidos.

6 – É carnívoro: os axolotes têm uma dieta carnívora e variada, que inclui larvas, peixes pequenos, moluscos e ovos de salmão, entre outras “delícias”.
7 – Capacidade de regeneração: os indivíduos da espécie apresentam uma incrível capacidade de regeneração, o que faz que recupere até membros inteiros e, muitas vezes, sem deixar cicatriz.
8 – Estudado pela ciência: a capacidade de se regenerar, que permite até recuperar parte do cérebro, faz com que o axolote seja muito estudado pela Medicina.
9 – Risco de extinção: o comércio irregular, espécies invasoras e a perda de habitat geram risco de extinção da espécie que, hoje, só ocorre naturalmente no lago Xochimilco, no México.
E você, já conhecia todas essas curiosidades sobre o axolote?