A Tartaruga Gigante que é o verdadeiro Godzilla dos répteis

A tartaruga gigante Rafetus swinhoei é uma das tartarugas mais raras do mundo.

A Tartaruga Gigante do Yangtze é o verdadeiro “Godzilla” dos répteis. Com nome científico de Rafetus swinhoei, ela tem uma carapaça mole e pode chegar a incríveis 120 quilos. A notícia ruim é que ela está na lista vermelha de animais ameaçados de extinção. 

A tartaruga Rafetus swinhoei é uma das tartarugas mais raras do mundo. Segundo a IUCN, que classifica a Tartaruga Gigante como “Criticamente em Perigo”, apenas quatro tartarugas dessa espécie ainda resistem no planeta. A sobrevivência da sua espécie está por um fio. 

Onde vive e a história da Tartaruga Gigante

Antigamente, essa tartaruga habitava as águas do Rio Vermelho no Yunnan e Vietnã, e a planície aluvial do baixo Yangtze, na China. É um animal imponente e misterioso. A Tartaruga Gigante do Yangtze faz parte do folclore e da cultura das regiões por onde nadava livremente. 

Em algumas áreas, era até mesmo objeto de adoração. No entanto, apesar do respeito que lhe era conferido em certos círculos, a espécie não conseguiu escapar das consequências da captura para consumo humano.

Além disso, o homem também acabou destruindo os habitats naturais desse animal e poluindo as águas em que ela vive. Especificamente, esta espécie pertence à Ordem Testudines, que engloba as tartarugas, os cágados e os jabutis. Estes são reconhecidos por seus corpos protegidos por carapaças, uma adaptação evolutiva que oferece proteção contra predadores e ambientes hostis.

A luta pela sobrevivência da Tartaruga Gigante do Yangtze

Hoje, dois machos selvagens remanescentes de Tartaruga Gigante do Yangtze são encontrados em lagos distintos no Vietnã, enquanto um casal – um macho e uma fêmea – reside nos zoológicos de Suzhou e Changsha, na China. 

Estes últimos foram unidos em uma tentativa de reprodução em cativeiro, que resultou na produção de várias ninhadas de ovos nos últimos dois anos. Infelizmente, nenhum dos ovos eclodiu até o momento.

Os esforços de reprodução continuam, alimentando a esperança de que nosso “Godzilla dos répteis” tenha uma chance. Além da tentativa de reprodução do casal, os outros dois indivíduos selvagens da espécie são cuidadosamente monitorados.

Os conservacionistas, que chegaram a salvar um deles após o rompimento de uma barragem durante uma enchente, ficam de olho no fato de que possa existir mais alguns da espécie não encontrados ainda. 

Isso porque um deles foi capturado rio abaixo e felizmente devolvido ao seu lago, que havia sido reparado. As tentativas de localizar mais animais selvagens não param, por meio de pesquisas de campo detalhadas. 

Veja um vídeo da Tartaruga Gigante

A tentativa fracassada de reprodução da Rafetus swinhoei

A primeira tentativa de reprodução de uma Tartaruga Gigante não foi bem sucedida. Segundo o site Animalia, no dia 13 de Abril de 2019, a fêmea do último par reprodutor, que já tinha seus 90 anos, morreu depois de ser inseminada artificialmente num zoológico em Suzhou, na província de Jiangsu. 

A tartaruga recebeu um check-up e descobriu que estava em boa saúde. No entanto, antes da quinta tentativa de inseminação artificial feita por especialistas internacionais e funcionários do zoológico ela acabou morrendo.

Tudo correu bem durante o procedimento, mas a tartaruga morreu no dia seguinte. O tecido ovariano da tartaruga foi recolhido e armazenado para futuras pesquisas de reprodução. 

Ainda segundo o Animalia, no dia 18 de dezembro de 2020, um ano depois da morte da única fêmea conhecida desta espécie, foi descoberta e confirmada a existência de uma nova fêmea na natureza. 

Ela foi capturada no Vietname em outubro de 2020 e, dois meses depois, recorrendo a análises genéticas, cientistas conseguiram confirmar que se tratava da tartaruga mais rara do mundo, a tartaruga gigante de carapaça mole do rio Yangtze, Rafetus swinhoei.

Publicado por Redação Viralizou

Escreve sobre celebridades e entretenimento