Abandono de incapaz: veja 8 animais que não cuidam dos filhotes

Se houvesse Conselho Tutelar no mundo animal, certamente alguns pais e mães não escapariam de uma visita! É que, enquanto há espécies que cuidam muito bem de suas crias, outras deixam seus filhotes largados à própria sorte, no que a lei provavelmente chamaria de abandono de incapaz.

É claro que há razões biológicas para que isso aconteça e, na medida do possível, os filhotes acabam se virando para crescerem e, no futuro, se tornarem pais um pouco negligentes também. E para você saber de quais espécies estamos falando, listamos 8 delas a seguir. Veja!

1 – Cuco: as fêmeas de cuco não fazem ninhos para botar seus ovos e simplesmente os depositam nos ninhos de outros pássaros, deixando que as fêmeas de outras espécies cuidem de suas crias.

2 – Cobra: as serpentes também não se destacam como boas mães. Assim que botam os ovos ou que os filhotes nascem, no caso das vivíparas, vão embora e deixam que eles se cuidem sozinhos.

3 – Lagarto: o comportamento é semelhante ao das cobras, já que os ovos são abandonados. Porém, a diferença é que muitos viram comida de predador ainda quando ovos ou já como filhotes.

4 – Panda: as mamães até cuidam dos seus filhotes por bastante tempo. O problema é que, quando são gêmeos, ela escolhe um e abandona o outro, já que não consegue produzir leite para ambos.

5 – Borboleta: as fêmeas abandonam os ovos logo após depositá-los. Porém, elas pelo menos têm o cuidado de deixá-los camuflados ou em plantas com substâncias que repelem predadores.

6 – Foca harpa: a mamãe foca alimenta seu filhote até 12 dias após o nascimento. Depois disso, ela o deixa se virar sozinho, o que é perigoso, já que a cria ainda é muito pequena e indefesa.

7 – Sapo: como as cobras, lagartos e borboletas, as fêmeas de sapo também depositam seus ovos e os deixam à própria sorte. Quando nascem, os girinos já sabem ir atrás da própria comida.

8 – Coelho: assim que os filhotes nascem, a mamãe coelha os deixa sozinhos no ninho e volta apenas uma vez por dia. Mas isso tem o objetivo de não chamar a atenção dos predadores para o local.

Publicado por Diogo Massa

Escreve sobre bichos, virais e entretenimento.