Quando se fala em camaleão, logo vem à mente a característica mais marcante dessa espécie: a sua capacidade de mudar de cor, uma técnica de camuflagem e comunicação que também os ajuda na época reprodutiva. Mas essa não é a única curiosidade interessante sobre esse animal, e para que você saiba mais sobre ele, reunimos 7 características impressionantes dessa espécie:
1 – Olhos independentes: diferente dos humanos, os camaleões podem olhar para direções distintas ao mesmo tempo. Isso porque o movimento dos seus olhos é independente e eles ainda podem girar em até 360 graus, oferecendo uma visão completa do ambiente em que o animal está.
2 – Língua comprida e ágil: a língua do camaleão pode ser igual ou até maior que o comprimento do seu corpo. Ela é perfeita para capturar e segurar a presa desejada, já que além de grande, também é pegajosa e evita que a caça fuja após ser presa pela língua.
3 – Patas fortes e com formato especial: além de terem patas fortes com as quais podem se agarrar aos galhos, os camaleões apresentam cinco dedos em cada pata, posicionados em formato de pinça. Essa característica oferece ainda mais firmeza em sua movimentação.
4 – Movimentos lentos: apesar da língua rápida, o camaleão se movimenta com lentidão. Aliás, é por isso que a mudança de cor acaba sendo vantajosa para a espécie: afinal, se você não pode correr, é melhor se esconder dos predadores.
5 – Insetos no cardápio: os insetos voadores são o principal prato do cardápio dos camaleões. Como não são exatamente rápidos, esses animais usam a técnica do “sentar e esperar”. Assim, quando um inseto se aproxima, eles lançam suas línguas enormes e capturam a presa.
6 – Animais solitários: o camaleão gosta de viver uma vida mais solitária e se junta a outros animais da espécie apenas no período reprodutivo. Aliás, a gestação dura cerca de sete meses e, dela, pode surgir uma ninhada de até 40 ovos.
7 – Hábitos diurnos: encontrados na África e em regiões da Europa, Índia, Arábia e Sri Lanka, esses animais apresentam hábitos diurnos. Aliás, é possível encontrar um camaleão tanto em florestas quanto em savanas e até mesmo em plantações, principalmente em cima de árvores.