Quem acha que os relacionamentos homossexuais ou bissexuais são uma exclusividade dos humanos está muito enganado! Isso porque não faltam exemplos de animais que se relacionam com parceiros do mesmo sexo, e o melhor: sem preconceito entre os outros indivíduos.
No caso dos animais, os relacionamentos homo ou bissexuais podem ocorrer por diversos motivos, a exemplo da falta de parceiros do sexo oposto, como forma de cuidar dos filhotes ou com o intuito de consolidar relações sociais dentro do grupo.
E para você saber quais animais são esses, listamos 5 espécies que se relacionam com parceiros do mesmo sexo a seguir. Confira!
1 – Araras: essas belíssimas aves já são conhecidas por passarem quase toda a vida com o mesmo parceiro e, em alguns casos, esse companheiro pode ser do mesmo sexo. Em um zoológico de Porto Alegre, a relação entre duas araras fêmeas ficou famosa, por exemplo.
2 – Pinguins: algumas espécies de pinguins são monogâmicas e também podem se relacionar com parceiros do mesmo sexo. Há, inclusive, registros de casais que “adotaram” ovos abandonados por outros casais. No Canadá, um relacionamento entre dois pinguins machos ficou super conhecido.
3 – Golfinhos: animais muito sociáveis, os golfinhos são versáteis em relação à sua sexualidade, pois há registros de relacionamentos homo e bissexuais na espécie. Na Austrália, por exemplo, um grupo de pesquisadores descobriu uma turma de 15 golfinhos machos com comportamento homossexual.
4 – Bonobos: esses primatas mostram que o relacionamento com parceiros do mesmo sexo pode não ter necessariamente a ver com amor. No caso deles, relacionar-se com diferentes indivíduos, mesmo os de sexo igual, pode ajudar a fortalecer as relações sociais e dar a eles maior status no grupo.
5 – Albatroz-de-laysan: para as fêmeas albatrozes, se unir em um relacionamento é uma chance de cuidar melhor dos filhotes, mesmo que não sejam delas. É comum, por exemplo, que duas fêmeas se unam para criar filhos de um macho que está em outro relacionamento.