Você sabia que existem animais monogâmicos? Assim como muitos humanos, algumas espécies são conhecidas por escolherem apenas um parceiro para viver a vida. É bem verdade que isso não ocorre necessariamente por amor: pode ser por proteção ou facilidade na reprodução, por exemplo. Mas o fato é que a monogamia existe e prova disso são os 5 animais super fiéis que listamos abaixo:
1 – Cisnes: imagine um casal de cisnes juntando seus bicos e formando um coração com seus pescoços. Romântico, né? Na prática, machos e fêmeas da espécie são monogâmicos e até dividem tarefas, como chocar os ovos. Porém, como ocorre com os humanos, há casos em que os machos acabam deixando o lar para conhecer outros ninhos…
2 – Pinguins: os esforços para a reprodução são, provavelmente, o motivo das duradouras relações da espécie. É que machos e fêmeas precisam dividir tarefas para ajudar na sobrevivência dos filhotes em condições árduas e, por isso, é melhor estar bem acompanhado. Em um zoológico do Rio Grande do Sul, por exemplo, um casal de pinguins se uniu e conseguiu até se reproduzir em cativeiro.
3 – Urubu-de-cabeça-preta: embora o animal não seja muito relacionado a bons sentimentos, eles se destacam pela fidelidade, já que machos e fêmeas passam todo o ano juntos. E parece que é bom manter essa lealdade à risca mesmo, pois já houve registros de urubus que atacaram seus parceiros após descobrirem que eles estavam se assanhando para outros animais.
4 – Araras: outro exemplo de fidelidade vem das araras, que sempre voam em pares e costumam viver juntas por toda a vida. Além de revezarem tarefas no cuidado das crias, machos e fêmeas ainda cuidam um do outro dando aquela ajudinha na limpeza das plumas e dividindo a comida. Aliás, essa família é muita unida, já que os filhotes vivem por anos junto aos pais.
5 – Baratas: esses insetos que invadem a sua casa e deixam muita gente com um misto de medo e nojo também têm espaço para amar, e com fidelidade, já que as baratas são animais monogâmicos. Aliás, há uma espécie de barata asiática em que os casais praticam canibalismo mútuo, comendo parte das asas um do outro.