Animal monogâmico e mais: descubra 7 curiosidades sobre o quero-quero

Quem está acostumado a ver jogos de futebol, certamente já viu algum quero-quero passeando pelo campo ou mesmo ameaçando os jogadores que chegam perto do seu ninho, não é? Esses animais se destacam por estarem presentes em quase todo o Brasil e, justamente por isso, nós listamos 7 coisas interessantes que você precisa saber sobre esse animal. Confira!

1 – Fêmeas e machos iguais: ao contrário de outras espécies, os quero-queros não têm dimorfismo sexual, o que significa que machos e fêmeas não apresentam diferenças na aparência. Os adultos são capazes de medir até 38 cm de comprimento e pesar pouco mais de 300 g.

2 – Características marcantes: por falar em aparência, os quero-queros têm algumas características que chamam atenção, como os olhos avermelhados e o penacho em cima da cabeça, além de uma mistura de cores na plumagem que pode incluir verde, azul, amarelo e marrom. 

3 – Gosta de áreas abertas: os animais podem ser encontrados em todo o Brasil, mas é mais comum nas regiões Sul e Sudeste. Eles gostam de áreas abertas e, por isso, geralmente são vistos na beira de estradas, em campos, pastagens e banhados.

4 – Animal monogâmico: os quero-queros são monogâmicos, o que significa que se relacionam com o mesmo parceiro durante toda a vida. E aliás, essa vida é longa, já que essas aves podem viver até 30 anos. O problema é que nem todo filhote chega à idade adulta.

5 – Até quatro ovos de uma vez: a época de reprodução depende da região, mas costuma ocorrer na primavera, quando a fêmea pode pôr até quatro ovos. Os ninhos são feitos no solo, com um pequeno buraco na terra e alguns gravetos e palhas ao seu redor.

6 – Papais protetores: os ovos são de cor bege com manchas marrons, o que ajuda a camuflá-los no ninho. Porém, ainda assim é comum que eles sejam vistos por predadores e é aí que entra a ação dos pais, que não economizam nos rasantes para proteger a ninhada.

7 – Filhotes quase independentes: os filhotes levam de 20 a 30 dias para nascerem e chegam ao mundo cobertos de uma plumagem cinza. Já no dia seguinte ao nascimento, começam a seguir os pais e cerca de dois meses depois já apresentam a aparência de adultos e podem voar.

E então, você sabia de todas essas curiosidades sobre o quero-quero? Essa espécie é incrível, mas vale sempre ter cuidado ao passar perto de um ninho para não ser atacado em um voo rasante!

Publicado por Diogo Massa

Jornalista profissional, com domínio de técnicas de SEO e atuação em redações dos veículos mais tradicionais de Santa Catarina. Atuou como repórter, editor, editor-chefe, coordenador e gerente de conteúdo em portais de notícia de grande audiência. Fundador e redator do Viralizou.net. Escreve sobre Entretenimento, influenciadores e atualidades no mundo da internet e redes sociais.