Baunilha, pipoca e mais: veja 5 animais que exalam um cheirinho bom

É bem verdade que a maioria dos animais não são conhecidos por cheirar bem, tanto que alguns até usam o seu odor para espantar predadores. Mas como o mundo animal pode ser impressionante, há também algumas espécies que são conhecidas pelo “cheirinho bom”. Veja 5 delas e se surpreenda:

1 – Bicho-pau-hortelã-pimenta

O nome do bicho-pau-hortelã-pimenta já é um indicativo do cheirinho que ele é capaz de produzir. É que, quando se sente ameaçado, esse inseto mira no seu predador e espirra com muita eficiência uma substância com textura leitosa e aroma de hortelã-pimenta. E apesar de ser cheiroso para os humanos, esse líquido irrita os predadores e pode salvar o bicho-pau de ataques.

2 – Cervo-almiscarado

O nome desse animal já dá uma boa dica de por que ele entra na lista dos cheirosos, não é? Afinal, o cervo-almiscarado secreta o almíscar, uma substância de odor forte que é utilizada para a fabricação de diversos perfumes. A substância está presente nos machos adultos, que têm uma glândula entre o umbigo e o genital responsável por secretar o odor, provavelmente usado para atrair as fêmeas.

cervo-almiscarado
Cervo-almiscarado – Por Николай Усик, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

3 – Castor

Outro animal que já contribuiu com a perfumaria é o castor. Assim como o cervo-almiscarado, ele conta com glândulas entre a pélvis e a base da cauda que secretam uma substância chamada castóreo, que tem cheiro semelhante ao de baunilha e serve para marcar território. Essa substância é usada na perfumaria, em alimentos e bebidas e também em aromatizantes.

castor
Castor – Imagem de Steve Raubenstine por Pixabay

4 – Urso-gato-asiático

Se você sentir um cheirinho de pipoca na manteiga em plena floresta, não se engane. Em vez de ter um encontro com um pipoqueiro, você provavelmente verá um urso-gato-asiático, espécie cuja urina tem cheiro muito semelhante ao desse alimento tão popular no Brasil. E como eles arrastam a bunda em árvores para marcar território, o odor acaba se espalhando perto de onde vivem.

urso-gato-asiático
Urso-gato-asiático – Carlos Delgado, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

5 – Alca-de-crista

Para fechar a lista de “animais cheirosos”, está a alca-de-crista, uma ave que vive no Alasca e é capaz de exalar um cheirinho intenso de fruta cítrica, como a tangerina. Justo às cristas exuberantes, o odor é um dos truques dos machos para atrair as fêmeas durante a época de acasalamento. Além disso, o cheirinho também é uma boa arma contra parasitas, como piolhos e carrapatos.

alca-de-crista
Alca-de-crista – Josh Keaton NOAA/NMFS/AKRO/SFD., Public domain, via Wikimedia Commons

Publicado por Diogo Massa

Escreve sobre bichos, virais e entretenimento.