Você conhece a história do cachorrinho do pé de amora? Pois um perfil no TikTok tem emocionado os usuários da plataforma nas últimas semanas por um motivo daqueles de partir o coração ao meio, sem a menor dúvida. Bárbara Scalon narrou os últimos momentos de vida do Jack, seu cãozinho que morreu debaixo de um pé de amora no quintal de casa. Os vídeos são uma verdadeira celebração de amor e respeito ao melhor amigo dela, ou o seu “filho”, bem como de familiares, especialmente seus pais, cuja vida se entrelaça com a do pet.
“As amoras mais bonitas eram dele”, conta Bárbara em um dos vídeos. Na postagem mais emocionante – duvido você não chorar – a tutora conta a trajetória do seu “filho” desde os primeiros dias, brincando no quintal da casa da família, crescendo e ajudando os “avós” dele nas tarefas da casa, como jardinagem, além de se divertir com seus brinquedos caninos.
Uma a uma, as fotos que compõem o vídeo do cãozinho do pé de amora contam também a ausência do vovô – pai de Bárbara – que “virou estrelinha” e deixou um buraco no coração de todos. Em relato posterior, Bárbara relembra ter perdido o pai em 2020, pouco antes da pandemia de Covid-19, vítima de um AVC.
Na sequência, o vídeo narra também a passagem com a vovó de Jack, infelizmente com o mesmo destino após ficar hospitalizada por conta de um infarto. Era, então, chegada a vez de o cãozinho cuidar da casa e da mamãe Bárbara. Mas antes de a vovó deixar a família, ela plantou no quintal o que seria o lugar preferido de Jack: um pé de amora no quintal.
Jack cresce, corre e relaxa no local, se delicia com as amoras servidas na mão pela tutora Bárbara até o dia em que ele mesmo fica doente. A saga até o veterinário, a descoberta de um câncer, o tratamento, a luta, o cansaço e o fim inevitável, escolhido de forma poética embaixo do pé de amora, são uma ode ao amor mais puro entre um animal doméstico e seu tutor. E a dor que a perda deixa em quem fica.
“Uma das formas que eu encontrei para lidar com o luto foi escrever. Para quem me acompanha antes no Instagram, eu sempre escrevi muito sobre eles [os pais dela]. Sempre quis manter a memória deles muito viva”, recorda Bárbara.
“Mamãe, eu esperei você sair e deitei na sombra do pé de amora… eu sonhei com o vovô e a vovó… e eu fui ficar com eles”, diz a legenda da foto que ilustra o momento do adeus do Jack, contado sempre pela sua tutora.
A história termina com uma mensagem de paz: “A gente agora vai ficar os três juntos para sempre e cuidar de você aqui de cima. Te amamos, mamãe.”
Não apenas no TikTok, mas no Twitter, ou X, o vídeo também emocionou:
Se eu tô chorando horrores aqui vocês também vão. Essa foi a história mais 🥺….
— Camila (@Mila_fanie) April 23, 2024
Confira o vídeo de Bárbara M. Scalon! #TikTok https://t.co/LnQUNstfHs
Clique aqui para conferir o vídeo completo no perfil da tutora de Jack, o cachorrinho do pé de amora
Cachorrinho do pé de amora viralizou
Foram mais de 7 milhões de visualizações no perfil da tutora de Jack, onde o vídeo do cachorrinho do pé de amora foi publicado, fora outros tantos reposts, com comentários dos seguidores, todos emocionados com a história contada.
Bárbara confessa que a forma de expressar o luto por meio da escrita quando perdeu os pais não funcionou após Jack ter partido. A vida dela entrou num “mudo” e o caminho para extravasar o sentimento surgiu a partir de uma trend já famosa no TikTok, a dos 28 dias de um cachorro, contada a partir da perspectiva dele.
“Eu pensei: por que não tentar fazer isso com o Jack? Foi tão puro, tão sem rascunho, tão sem pensar… eu que sou tão metódica com os meus textos… depois que eu postei que eu fui ver que tinha alguns erros de gramática e de concordância mesmo… mas eu fui escrevendo o que foi vindo no meu coração sem pensar muito, sabe? Eu acho que é por isso que atingiu tantas pessoas.”, explica a tutora.
Bárbara nos ensina que a pureza e simplicidade de uma casa alegre e uma família feliz são o mais importante. Ela também deixa muito claro que o objetivo nunca foi viralizar, mas agradece a cada um que mandou palavras de amor para ela, com a certeza de que Jack e os pais dela, onde estiverem, tenham recebido essa onda de bons sentimentos aqui na Terra.
Veja outros vídeos do perfil dela em homenagem ao cachorrinho do pé de amora
@barbarascalonm Respondendo a @Nathalia ♬ youre so cute – averyyyy
@barbarascalonm Muito obrigada por tanto amor 🤍 #cachorrinhodopédeamora ♬ som original – Bárbara M. Scalon