Uma doença misteriosa em cães vem assustando os Estados Unidos. Trata-se de uma doença respiratória e potencialmente fatal, de acordo com a imprensa do país. Veterinários ainda não descobriram o que está causando a morte de alguns cachorros em diversos estados do País.
De acordo com o site Today.com, a doença começa como uma tosse que pode durar várias semanas, mas não tem respondido ao tratamento típico, como antibióticos. Como consequência, os cães passam a ter dificuldades para respirar e acabam com pneumonia grave.
“Parece que acontece muito, muito rapidamente – sair dessa tosse que simplesmente não passa… e então, de repente, eles desenvolvem essa pneumonia”, disse Lindsey Ganzer, veterinária e CEO do North Springs Veterinary Referral Center em Colorado Springs, Colorado.
Dra. Gina Ketting, veterinária do Hospital Veterinário VCA Alameda East em Denver, disse ainda ao Today.com que ela viu “um uma infinidade dessas infecções e isso é preocupante. … Estamos usando intensamente nossa ala de isolamento com todas essas infecções.”
Ganzer estima que seu hospital atendeu cerca de 30 cães com a doença desde meados de outubro. A maioria deles passou recentemente um período em um internato ou em uma creche para cães.
Ela acrescenta que os casos dessa doença misteriosa “realmente não estão diminuindo”, com muitos precisando de hospitalização. Ela diz que quatro a cinco dos cães que seu hospital atendeu morreram devido à doença, mas chegaram já com problemas respiratórios e pneumonia.
Porém, não é hora de os donos de cães “ficarem paralisados de medo”. Kurt Williams, diretor do Laboratório de Diagnóstico Veterinário de Oregon, que vem pesquisando a doença há um mês e meio, disse ao TODAY.com.
“Acho que a preocupação está bem”, disse ele, acrescentando que os donos de cães devam considerar tomar precauções para prevenir doenças, como evitar cenários com outros cães e garantir que os cães estejam em dia com as vacinas, especialmente contra doenças respiratórias.
Mas que doença misteriosa em cães é essa?
Cães com tal doença misteriosa geralmente apresentam tosse, espirros, secreção nos olhos ou nariz, cansaço anormal e não respondem de forma positiva para nenhuma das causas comuns de doença respiratória, observou o Departamento de Agricultura de Oregon em comunicado à imprensa de 9 de novembro.
“Os cães têm maior probabilidade de contrair a infecção por estarem em contato próximo com vários outros cães – locais como creches, parques para cães, tosadores ou canis”, explica Ganzer.
Desde meados de agosto, o Departamento de Agricultura do Oregon recebeu relatos de mais de 200 casos da doença de veterinários do estado. Não se sabe quantos cães morreram.
Os casos dessa tal doença misteriosa em cães ainda estão sendo relatados no Oregon e o departamento está trabalhando com outras autoridades de saúde para tentar encontrar a causa das doenças. Os veterinários que veem casos são incentivados a reportá-los ao Departamento de Agricultura de Oregon.