Montar o presépio é uma das principais tradições natalinas, e um dos pontos altos é colocar a figura do menino Jesus na manjedoura no dia 25 de dezembro. Porém, em uma cidade de Pernambuco, havia um outro ser ocupando esse lugar pouco antes do Natal, viu? É que uma cachorrinha resolveu se aninhar no espaço para garantir uma boa sonequinha!
A cena foi flagrada pelo jornalista Roberto Almeida, na cidade pernambucana de Capoeiras. Ele estava passando pela decoração natalina, montada em frente à igreja da cidade, quando percebeu algo diferente na manjedoura. Ao se aproximar, notou que a cadelinha estava bem aninhada em cima da palha na manjedoura, sendo “observada” pelas figuras de Maria e José.
Roberto compartilhou as imagens em sua rede social e a repercussão foi tanta que a cena virou notícia até no portal The Dodo, dos Estados Unidos. Ao site, Roberto contou que a cadelinha tem nome e é cuidada pela comunidade. “O nome dela é Caramelo. Ela mora perto, em um restaurante na praça, e é alimentada e cuidada por pessoas da comunidade”.
Aliás, além de se encantarem com a cena da Caramelo aproveitando o seu cantinho acolhedor, muitas pessoas chamaram atenção ao fato de ela não ter um lar definitivo. Suspeita-se, inclusive, que a cachorrinha tenha sido abandonada na praça da cidade. O que não dá para negar é que ela sabe bem como escolher uma caminha aconchegante, né?
Cachorrinhos parecem gostar mesmo de presépios
A Caramelo não foi a primeira cachorrinha a curtir o conforto do presépio. Em 2022, um cão foi flagrado no presépio da Igreja Matriz São Francisco Xavier de Bastos, que fica na cidade de Bastos, em São Paulo. Ele não deitou na manjedoura, que era menor, mas aproveitou a palha que envolvia as figuras cristãs para se aninhar com conforto. Segundo os moradores, ele estava abandonado e já costumava ficar no local onde foi montado o presépio.
Já no México, uma cachorrinha foi além: é que essa vira-lata usou o presépio para dar à luz seus filhotinhos e encantou toda a comunidade da cidade de Palenque. Afinal, nenhum lugar mais apropriado para dar à luz com conforto e segurança que o presépio, né?