Morre Bobi, o cachorro mais velho do mundo, aos 31 anos

Após uma longa vida, realmente maior do que a da maioria dos cães, Bobi, o cachorro mais velho do mundo e de todos os tempos, morreu nesta semana. Foram 31 anos e 165 dias de vida, muito mais do que a média de idade que vivem os cães da sua raça, Alentejo puro-sangue, que chegam aos 14.

A morte foi anunciada pela veterinária Karen Becker, que acompanhou o cão durante sua jornada. “Apesar de sobreviver a todos os cães da história, seus 11.478 dias na terra nunca seriam suficientes para aqueles que o amavam”, escreveu. Bobi morava em Portugal.

Superação desde o início da vida

Se Bobi viveu tanto tempo, foi quase que por milagre. O tutor dele, Leonel Costa, era criança quando Bobi nasceu em uma ninhada com outros três filhotes. Os pais não queriam mais animais e, naquela época, era comum enterrar filhotes em uma toca para que não sobrevivessem.

Os pais de Leonel fizeram isso, mas ele e seus irmãos perceberam que Gira, a mãe da ninhada, voltava repetidamente ao local em que os seus filhotes nasceram. Desconfiando de algo, eles foram até o lugar e descobriram que um dos cachorrinhos havia sobrevivido. Era Bobi.

Eles mantiveram o filhotinho em segredo porque sabiam que, de acordo com os costumes, depois que o cão abrisse os olhos, seus pais não poderiam mais matá-lo. E foi assim que eles esperaram até que Bobi crescesse um pouco mais e, enfim, pudesse fazer parte da família.

Bobi representava lembranças de família

Quando Bobi recebeu o título de cão mais velho do mundo pelo Guinness World Records, em fevereiro de 2023, Leonel contou que olhar para o cachorro era se lembrar de parte da família que já não estava mais com eles, como seu pai, irmão e avós. “Bobi representa essas gerações”, disse.

O cão, aliás, era o último representante de uma geração de animais da família, como a própria mãe do cachorro, que viveu até os 18 anos. Leonel acredita que Bobi, sempre muito sociável, teve uma vida longa por causa da tranquilidade do lugar em que vivia junto de seus amigos humanos e de outros animais.

Publicado por Diogo Massa

Escreve sobre bichos, virais e entretenimento.