Uma cobra caninana foi flagrada por banhistas em uma praia de Bertioga, no litoral de São Paulo. A cobra da espécie Spilotes Pullatus apareceu na tarde de domingo (24) na Praia da Enseada. Inicialmente os salva-vidas que atuam no local fizeram a proteção do animal até a chegada do resgate especializado.
Na sequência, agentes do Departamento de Operações ambientais chegaram e recolheram o animal com a ajuda dos guarda-vidas. O animal chamou a atenção dos banhistas, que se aglomeraram em torno do réptil, mantendo distância, e acompanharam toda a ação de resgate.
O verão é uma estação propícia para o aparecimento destes animais, uma vez que eles saem das tocas por conta das altas temperaturas típicas da estação e busquem locais mais frescos.
Sobre a cobra caninana
Segundo o Instituto Butantan, a cobra canina tem que mesclam o preto e o amarelo e passa a impressão de ser um bicho perigoso. Quando se sente ameaçada por predadores, ela ergue a cabeça, achata a região do pescoço e expõe e movimenta a língua. Com essas ações, ela pode tentar morder o agressor, mas por não possuir veneno, é considerada inofensiva.
Considerada uma serpente muito ágil, a caninana é encontrada em todos os biomas brasileiros, com exceção dos Pampas. Ela também pode ser vista em outros países das Américas do Sul, Central e do Norte. Ela é frequentemente encontrada tanto nas árvores quanto no solo, sendo mais ativa durante o dia.
Essa serpente gosta de se alimentar de diversos tipos de presa, em especial pequenos mamíferos. Ela também consome aves e, eventualmente, répteis e anfíbios.