5 coisas que você não sabia sobre a cascavel

Se você estiver caminhando por uma trilha e ouvir um barulho de chocalho, cuidado! É possível que você esteja bem perto de uma cascavel, uma das mais famosas cobras do Brasil! 

Mas além do seu guizo super conhecido, e que bota medo em muita gente, essa serpente também reúne outras características que chamam atenção. E para você conhecer mais sobre a cascavel, listamos 5 curiosidades sobre essa espécie, confira!

1 – Habita diversos biomas: a cascavel é tão conhecida pelos brasileiros porque está presente em diversos biomas do Brasil, como a Mata Atlântica, a Caatinga e o Cerrado. Vale destacar que essas serpentes preferem regiões mais abertas e com vegetação rasteira. E além de campos e pastagens, elas também podem ser encontradas em cultivos de café e cana de açúcar, por exemplo.

2 – Dança pela fêmea: quando chega a época de acasalamento, é na chamada “dança-combate” que os machos disputam uma mesma fêmea. Na prática, eles ficam bem próximos, às vezes entrelaçados, com o objetivo de manter a cabeça do oponente em nível mais baixo que a sua. Quem mantiver a cabeça mais elevada, ganha a dança e a companheira.

3 – Guizo não tem relação com a idade: é comum ouvir que a idade da cascavel pode ser calculada a partir do número de anéis que ela tem no guizo. Porém, isso não passa de um mito. Na verdade, essa característica tem relação com vários fatores, como disponibilidade de alimento e fatores ambientais, que impactam no crescimento das serpentes, assim como nas trocas de pele.

4 – Quanto mais anéis, mais barulho: o guizo da cascavel é feito de queratina e, ao contrário do que muita gente pensa, não há nada dentro dele que provoque o barulho. Na verdade, são os anéis que se sobrepõem uns aos outros e produzem o conhecido ruído de chocalho. Justamente por isso, quanto mais anéis, maior também é o som provocado pelo contato entre eles.

5 – Segunda maior causadora de acidentes: as cascavéis se alimentam de pequenos mamíferos e são conhecidas pelo comportamento calmo. Porém, quando se sentem ameaçadas ou provocadas, além de chacoalhar o guizo, também podem atacar, causando até o óbito das vítimas. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 9% dos acidentes com cobras envolvem cascavéis.

E você, já sabia de tudo isso sobre a cascavel? 

Publicado por Diogo Massa

Escreve sobre bichos, virais e entretenimento.