Se correr o bicho pega: veja quais são as 3 cobras mais rápidas do mundo

Sabe o ditado “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”? Certamente deve ser assim o encontro com uma das três cobras mais rápidas do mundo, que impressionam pela velocidade de rastejo. Veja quais são elas e se impressione com a agilidade dessas serpentes!

1 – Cascavel-chifruda

Cascavel chifruda é uma das cobras mais rápidas do mundo
Cascavel chifruda é uma das cobras mais rápidas do mundo – Foto: Victorrocha

Moradora de regiões áridas e desérticas nos Estados Unidos e no México, a cascavel-chifruda atinge incríveis 29 km/h ao se mover pela areia em um movimento ondulado rápido, ideal para atacar suas presas ou ainda fugir de possíveis predadores. 

Em sua idade adulta, ela chega a cerca de 75 cm de comprimento e passa as horas mais quentes do dia escondida ou mesmo enterrada na areia. Já à noite, a cascavel-chifruda costuma sair para caçar o principal prato da sua dieta: os roedores.

2 – Mamba-negra

Mamba Negra é outra na lista das cobras mais rápidas do mundo
Mamba Negra é outra na lista das cobras mais rápidas do mundo- Imagem de F. Muhammad por Pixabay

Com capacidade de rastejar a 20 km/h, a mamba-negra também figura entre as cobras mais rápidas do mundo. E esse não é o seu único destaque: podendo chegar a 4,5 metros de comprimento, ela é considerada a maior serpente venenosa da África e também a mais letal por causa de seu veneno.

O nome mamba-negra não tem relação com a sua aparência exterior, já que essa cobra é geralmente verde ou cinza. Na verdade, é o interior da boca dessa espécie que tem a tonalidade preta ou azulada e que acaba exposto quando o animal se sente ameaçado.

3 – Corredora-negra-do-sul

Corredora Negra do Sul completa nossa lista das cobras mais rápidas do mundo- Foto: Bobyellow
Corredora Negra do Sul completa nossa lista das cobras mais rápidas do mundo- Foto: Bobyellow

Só o nome dessa cobra já mostra que ela é mesmo ágil: a corredora-negra-do-sul pode alcançar até 16 km/h, velocidade perfeita para atacar suas principais vítimas: sapos, rãs, roedores e lagartos. Com cerca de 1,4 m de comprimento, ela também é muito leve, o que ajuda na sua agilidade.

A corredora-negra-do-sul vive nos Estados Unidos, geralmente em pastagens e áreas rochosas, e como é bastante ativa, não é difícil encontrá-la durante o dia. Vale destacar que, apesar de sua rapidez, essa espécie não é venenosa e mata suas presas por constrição. 

Publicado por Diogo Massa

Escreve sobre bichos, virais e entretenimento.