Cobra abocanha camaleão em registro impressionante na África do Sul

O camaleão é um animal conhecido por conseguir variar alguns tons da pele, o que o ajuda em vários objetivos, inclusive em uma camuflagem contra seus predadores. Mas uma imagem impressionante registrada na África do Sul mostra que na ocasião, aparentemente, não houve tempo para isso, já que o animal foi abocanhado por uma ágil e venenosa cobra.

O registro foi feito pela fotógrafa Adele Sneyd, especializada em retratar a vida selvagem, durante um safári pelo país africano. Ao portal Latest Sightings, ela contou que estava dando um passeio quando notou o camaleão no meio da estrada e pensou que ele tivesse sido atingido por um carro, embora algo parecesse estranho naquela situação.

A fotógrafa seguiu observando quando, de repente, uma cobra saiu da vegetação às margens da pista e atacou o camaleão. Em seguida, um veículo passou pela estrada e a serpente voltou para a mata, enquanto o camaleão conseguiu chegar à lateral da pista. Adele pensou que a cobra não desistiria de sua presa tão facilmente e, por isso, se manteve dentro do carro para não afugentar os animais.

E ela teve sucesso, já que segundos depois a serpente voltou a sair da mata, desta vez, para atacar o camaleão com um golpe fatal. De dentro do seu veículo, em um ângulo não muito favorável, Adele conseguiu registrar o momento em que a serpente ataca o animal e, em seguida, o engole por inteiro de uma forma brutal.

Camaleão não foi páreo para uma das cobras mais venenosas da África

Foi só depois de fazer as imagens, já no acampamento, que Adele notou que a cobra em questão era uma Dispholidus typus, conhecida como boomslang na região. Essa espécie, apesar de ser tímida, é conhecida como uma das cobras mais venenosas do mundo graças ao seu potente veneno que pode causar hemorragia muscular e cerebral, além de ser capaz de matar até um humano.

Diante disso, parece que não haveria muita chance para o pequeno camaleão sobreviver, não é? Aliás, diante da uma experiência quase frente a frente com essa cobra tão letal, até a fotógrafa acostumada com a vida selvagem se disse mais atenta após o registro.

Publicado por Diogo Massa

Escreve sobre bichos, virais e entretenimento.