As escamas abertas deixam essa cobra com um visual bem diferente do comum. Ela está assustada? Amedrontada? É uma cobra arrepiada? Não, a cobra Atheris hispida, também conhecida como víbora de arbusto de escamas ásperas ou víbora de arbusto espinhoso, é assim mesmo. As escamas abertas a deixam com uma aparência bizarra e muito diferente de suas colegas serpentes.
Essa cobra de visual curioso vive na região da África Central, em florestas tropicais nas quais costuma se embrenhar no chão ou em rochas. Além disso, ela também pode ser vista em galhos e troncos de árvores mais baixos, embora prefira mesmo caçar e se esconder pelo chão.
Rasteira e de hábitos noturnos, ela se alimenta de pequenos roedores, assim como de lagartos, sapos, pássaros e, inclusive, de outras cobras. Embora pareçam ameaçadoras, elas não crescem muito: as fêmeas chegam a cerca de 58 cm, enquanto os machos são um pouco maiores, chegando aos 73 cm de comprimento.
O que chama atenção, de fato, são as escamas alongadas, que sobressaem ao corpo e conferem a esse tipo de serpente a aparência de cobra arrepiada. Ao redor da cabeça e do pescoço as escamas são mais longas e vão diminuindo de tamanho ao longo do corpo. Os olhos também são grandes e escuros.
Embora a aparência chame muito a atenção, não queira chegar muito perto dessa cobra arrepiada: a Atheris hispida é peçonhenta e o seu veneno pode até matar uma pessoa caso a vítima não seja socorrida rapidamente e de maneira adequada. Aliás, ainda há poucos estudos sobre o veneno dessa espécie, mas já se sabe que ele é neurotóxico, isto é, afeta o sistema nervoso da vítima.
Veja no vídeo abaixo mais imagens que mostram a beleza das escamas abertas dessa espécie de “cobra arrepiada”:
A Atheris hispida é capaz de dar à luz até 12 filhotes de uma única vez. Ainda assim, a espécie corre riscos devido à degradação do seu habitat natural, que vem perdendo espaço para a agricultura e a exploração de madeira.
No comments yet