Você já viu uma cobra com tentáculos? Essa parte do corpo não é exclusiva dos polvos, não! Essa espécie de cobra existe e os tentáculos não são só “para bonito”: eles ajudam a espécie a se dar bem na hora de localizar e capturar as suas presas!
A Erpeton tentaculatum, mais conhecida como cobra com tentáculos, é a única espécie de serpente do mundo com tentáculos. Ela é nativa da Ásia e é muito comum em países como Tailândia, Camboja e Vietnã, onde costuma viver em arrozais, lagos e riachos.
Ver essa foto no Instagram
Isso porque a espécie é aquática e gosta de água doce. Aliás, essa cobra pode ficar submersa por até 30 minutos, mostrando que é uma ótima nadadora. E é claro que os peixes são o prato preferido do cardápio dessa serpente.
Os dois tentáculos da cobra ficam na cabeça, próximos à boca, um de cada lado. E eles não estão ali só para deixá-la mais bonita ou bizarra. Um estudo mostrou que eles contam com células nervosas que ajudam a identificar as presas mesmo em águas escuras e sem visibilidade, ajudando na caçada!
E vale destacar que as cobras com tentáculos são muito boas em capturar suas presas. Isso porque, ao contrário de outras cobras que atacam diretamente as suas vítimas, elas descobriram como se antecipar ao movimento das presas, graças aos tentáculos que detectam o movimento na água.
Na prática, a cobra usa os tentáculos para localizar a presa, faz uma emboscada colocando o corpo em formato de “J” e depois se movimenta para que o peixe fuja justamente em direção à sua boca, onde o bote já está mais que preparado. Veja no vídeo abaixo:
Cobra com tentáculos é venenosa?
A cobra com tentáculos tem veneno, mas ele é eficaz apenas contra suas presas, o que não a torna perigosa para os humanos. E então, o que você achou dessa cobra super diferente e habilidosa?
No comments yet