Depois de botar pânico em um vilarejo na Malásia, uma cobra da espécie píton-reticulada com mais de 130 kg e 7 metros de comprimento foi, enfim, capturada pelos bombeiros. E ela não estava só: dentro do seu estômago, havia uma cabra que virou presa da serpente gigante durante sua passagem pela vila.
Encontrar uma cobra desse tamanho certamente é uma experiência assustadora e, por isso, assim que ela foi descoberta por um morador, os bombeiros foram correndo até o local. Aliás, foi o próprio “lanchinho” da píton que acabou tornando mais fácil encontrá-la e também capturá-la.
Afinal, engolir uma cabra não é tarefa fácil e o almoço avantajado acabou deixando a píton cansada e muito lenta, praticamente incapaz de se mover com o “bucho cheio”. Dessa forma, embora ainda tenham sido necessários quatro homens para derrubá-la, a cobra foi facilmente capturada.
Segundo o site de notícias Daily Mail, após ser resgatada pelos bombeiros, a píton-reticulada foi encaminhada ao Departamento de Vida Selvagem e Parques Nacionais da Península da Malásia e deve ser devolvida à natureza, longe dos humanos e das cabras.
Píton-reticulada é a cobra mais comprida do mundo
Essa píton-reticulada de sete metros de comprimento colocou medo em muita gente, mas saiba que os animais da espécie podem ser ainda maiores. Afinal, essa cobra nativa da Ásia que habita florestas e pântanos é considerada a mais comprida do mundo, podendo chegar a impressionantes nove metros de comprimento.
Apesar de todo esse tamanho, ela não é venenosa e mata por constrição, isto é, depois de dar o bote, começa a se enrolar ao redor da presa e pressioná-la até que morra pela interrupção do fluxo sanguíneo. Aliás, em seu cardápio estão principalmente aves e mamíferos.
Embora não seja tão comum, há casos registrados de pítons que engoliram seres humanos. Um deles aconteceu em outubro de 2022, na Indonésia, onde uma mulher de 54 anos foi encontrada dentro do estômago da cobra após sair para trabalhar e não voltar para casa.