Cobra-de-duas-cabeças existe? Veja o que se sabe sobre esse animal

Você já ouviu falar na cobra-de-duas-cabeças? Só de imaginar uma serpente assim, muitas pessoas já ficaram assustadas! Mas a verdade é que, apesar de famosa, essa espécie não tem duas cabeças. E além disso, nem mesmo é uma serpente. Ou seja, ela engana no nome todo.

O primeiro equívoco no nome está na espécie desse animal. É que apesar de ter o corpo alongado, não apresentar membros e rastejar no chão, características que remetem às cobras, ela não faz parte dessa família. Na realidade, trata-se de uma anfisbena, que também é um réptil.

Já a parte das “duas cabeças” também é enganosa, já que a “segunda” cabeça é, na verdade, a cauda do animal. A confusão ocorre porque, diferente das serpentes, que têm a cauda afunilada, a cauda desse réptil é arredondada e apresenta uma espessura muito semelhante à da sua cabeça.

E essa característica, aliás, é muito usada pela cobra-de-duas-cabeças para se defender de possíveis predadores: isso porque, quando um adversário aparece, ela levanta e movimenta a cauda fazendo com que ele se engane. Com isso, ela ganha tempo para atacá-lo com a cabeça verdadeira!

Cobra-de-duas-cabeças é pouco vista por humanos

A cobra-de-duas-cabeças é uma espécie curiosa, mas apesar disso é pouco vista pelos humanos. Isso ocorre porque elas passam grande parte do tempo no subsolo, onde vivem. Já no pouco tempo que estão na superfície, gostam de ficar embaixo de folhas e áreas mais “escondidas”.

Justamente porque vive a maior parte do embaixo da terra, a cobra-de-duas-cabeças apresenta olhos pequenos e pouco desenvolvidos, assim como a chamada cobra-cega. Aliás, essa espécie apresenta uma cabeça extremamente dura, que é muito útil para cavar com agilidade e eficiência os seus túneis na terra. 

Já em sua dieta estão minhocas, cupins, formigas e larvas. Vale destacar que esse animal de porte pequeno a médio não tem veneno, mas algumas das espécies são capazes de morder, e com força, causando ferimentos. Por isso, se encontrar uma delas algum dia, é melhor não perturbá-la!

Publicado por Diogo Massa

Escreve sobre bichos, virais e entretenimento.