Cobra-de-vidro não é cobra: entenda o que é esse animal que engana pelo nome

Se tem nome de cobra é cobra, não é? Não no caso da cobra-de-vidro! Apesar do nome e de ser, de fato, muito semelhante a uma serpente, esse animal na verdade é um lagarto. E o “vidro” que faz parte do seu nome, aliás, tem uma explicação relacionada à sua verdadeira identidade.

A confusão no nome acontece porque a cobra-de-vidro tem o corpo alongado, como uma serpente, e parece rastejar sem patas, também como uma cobra. Porém, apesar de não ter membros anteriores, ela apresenta membros posteriores, embora muito pequenos e quase imperceptíveis.

Dessa forma, ainda que faça parte dos répteis como as cobras, a cobra-de-vidro é um lagarto. E aliás, o termo “vidro” tem uma relação direta com uma característica muito conhecida dos lagartos, assim como muito importante para que eles se protejam de predadores.

É que como outros lagartos, essa espécie apresenta autotomia, que é a capacidade de “soltar” a sua cauda quando se sente ameaçada por um predador. Quando isso ocorre, o inimigo acaba distraído com a cauda, que segue se mexendo, enquanto o lagarto tem a chance de fugir ou atacar.

Viralizou também:

E quando a cobra-de-vidro solta a sua cauda, o processo se parece muito com o efeito de um vidro quebrado, e é por isso que ela ganhou esse nome popular. A espécie também é conhecida como “quebra-quebra” em alguns lugares pelo mesmo motivo.

Vale destacar que a cauda da cobra-de-vidro, assim como de outros lagartos, é capaz de se regenerar após a autotomia. Contudo, essa regeneração acaba gastando muita energia e pode até atrapalhar o desenvolvimento do animal. 

Cobra-de-vidro tem veneno?

Como tem nome de cobra, muitas pessoas ficam em dúvida sobre a cobra-de-vidro tem veneno. No entanto, como todos os lagartos, essa espécie não tem veneno e nem mesmo oferece risco aos humanos, embora possa morder caso seja incomodada.

A cobra-de-vidro é pequena, não ultrapassa 40 centímetros de comprimento, e ocorre em alguns países da América do Sul, como Brasil, Argentina e Uruguai. Além disso, gosta de viver em áreas mais abertas e úmidas e se alimenta de insetos e de suas larvas e ovos.

Publicado por Diogo Massa

Escreve sobre bichos, virais e entretenimento.