Considerada uma nova espécie, a cobra Stiletto de Branch surpreende até os cientistas. Quem tem medo de cobra logo imagina um bote de frente, com a cobra abrindo a boca e injetando o seu veneno. Mas uma nova espécie descoberta pela ciência nem precisa disso: com presas fora da boca, essa cobra surpreendente sequer precisa abri-la para atacar suas vítimas.
Estamos falando da Stiletto de Branch, uma cobra encontrada no noroeste da Libéria e no Sudoeste de Guiné que surpreendeu até os pesquisadores que a localizaram pela primeira vez, como eles mesmos descreveram em um artigo publicado na revista Zoosystematics and Evolution.
Um indivíduo da espécie foi avistado às margens de um riacho da Libéria durante à noite e, quando cientistas tentaram manuseá-lo da forma tradicional, tentando segurá-lo atrás da cabeça, ele tentou atacá-los de lado com as longas presas que estavam posicionadas para fora da boca.
Além disso, eles também descrevem que a cobra encontrada na floresta chegou a pular a uma distância igual ao comprimento do seu corpo na tentativa de fugir e se esconder dos humanos. Apesar do susto, não há relato de que alguém tenha saído ferido durante essa descoberta.
Fato é que a cobra Stiletto de Branch pode morder com uma única presa e com a boca fechada, em um movimento de punhalada lateral. O seu veneno não é fatal, mas pode causar grandes estragos como dor e inchaço, além de danos aos tecidos que podem ocasionar até a amputação de dedos.
Além da cobra encontrada na Libéria, os cientistas também localizaram outros dois indivíduos dessa espécie na Guiné, onde foram coletados em plantações de banana, mandioca e café. Como trata-se de uma descoberta recente, outros dados sobre essa cobra curiosa ainda são desconhecidos.
O nome dessa cobra surpreendente é em homenagem a cientista
Vale destacar que o nome da cobra foi uma homenagem dos pesquisadores ao cientista William Roy Branch, que se dedicava à herpetologia, ciência que estuda répteis e anfíbios, e já havia falecido à época da descoberta, em 2018.
“Recordamos nossas excelentes viagens de campo com ele, conversas inesquecíveis com muito humor especial e sua amizade. A dedicação desta espécie de cobra a Bill é particularmente apropriada”, ressaltaram os autores do artigo.
No comments yet