Cobra tem osso? Quem vê as cobras passeando por aí sempre ágeis e com uma flexibilidade corporal que impressiona, inclusive ao sufocar suas presas, logo poderia responder que não. Mas afinal, as cobras são vertebradas ou invertebradas?
A resposta pode surpreender, mas sim, a cobra tem osso, assim como todos os répteis. As cobras contam com uma espinha dorsal flexível, que pode ser composta por cerca de 200 a 400 vértebras. Mas não pense que isso atrapalha o movimento delas, não.
Essa espinha elástica inclusive facilita ações como se agarrar a troncos e galhos e prender a presa se enrolando para sufocá-la. Além disso, as cobras também têm crânio e maxilares, uma outra estrutura importante para atacar suas vítimas com eficiência.
Porém, as cobras não contam com o esterno, aquele osso que une as costelas e que existe em outros animais, inclusive nos humanos. Essa característica ajuda não apenas a esticar o corpo, mas também a engolir presas até maiores do que as serpentes.
Outro aspecto interessante é a mandíbula das cobras: há uma dupla articulação entre o crânio, o osso quadrado e a mandíbula, o que permite que a cobra possa abrir a boca em mais de 150 graus. Duas metades da mandíbula também são livres, o que facilita o ato de engolir.
Nesse sentido, uma abertura da traqueia abaixo da língua é outra característica muito benéfica para essa ação, já que permite que as cobras respirem mesmo enquanto engolem a presa, protagonizando aquelas cenas que arrepiam só de ver.
Surpreso ao saber que cobra tem osso?
E se você se surpreendeu ao saber que a cobra tem osso, outras curiosidades sobre esse animal podem te impressionar: o olfato da cobra, por exemplo, ocorre na língua, que é bifurcada para que ela possa sentir o cheiro originário de dois lados diferentes.

Além disso, a audição das cobras é limitada: embora não tenham orelhas, elas contam com ossos do ouvido, ainda que menos potentes. Esse fator dificulta que as cobras ouçam sons transmitidos pelo ar, mas facilita que escutem vibrações no solo, fazendo com que localizem presas ou se defendam de predadores.
No comments yet