Veneno que vira remédio e mais: veja 9 curiosidades sobre a jararaca

Quando se fala em uma cobra muito presente no Brasil, é comum que a maioria das pessoas pense na jararaca. Afinal, essa serpente venenosa coloca medo em muita gente pelo seu veneno, porém, para além dessa característica marcante, ela reúne outras curiosidades que a tornam um animal incrível. Confira!

1 – Vive em vários estados: a jararaca é tão famosa no Brasil porque está presente em vários estados, da Bahia ao Rio Grande do Sul, principalmente na Mata Atlântica, mas também no Cerrado, por exemplo.

2 – Fêmeas maiores: as fêmeas de jararaca podem chegar a 1,5 metro de comprimento, enquanto os machos não passam de 1 metro. Isso ocorre porque as fêmeas abrigam os ovos no próprio corpo para a reprodução, o que demanda mais espaço.

3 – Pode ter várias cores: as jararacas são muito conhecidas pela cor marrom em vários tons, mas as cobras dessa espécie também podem apresentar tons mais esverdeados, acinzentados e até mesmo amarelados.

4 – Maior causadora de acidentes: segundo o Ministério da Saúde, as jararacas representam 70% dos acidentes com cobras no Brasil, dominando esse ranking perigoso.

5 – Diversas espécies e nomes: há cerca de 30 espécies de jararacas no Brasil e elas são conhecidas também por nomes populares, como jararacuçu, caiçara, cotiara e urutu.

6 – Espécie ilhada: a chamada jararaca-ilhoa é encontrada em apenas um local, a Ilha de Queimada Grande, que fica no Sul de São Paulo.

jararaca-ilhoa
Jararaca-ilhoa vive apenas em uma ilha de São Paulo – Nayeryouakim, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

7 – No solo e no alto: as jararacas podem viver tanto no solo quanto em locais altos, como as árvores, o que varia conforme a espécie. E vale dizer que a variedade de cores ajuda na camuflagem.

8 – Se orienta pelo calor: as jararacas apresentam a chamada fosseta loreal, orifício entre os olhos e a narina que permite que elas se orientem pelo calor. Assim, essas serpentes localizam suas presas com mais facilidade na hora da caça.

9 – Veneno que vira remédio: o veneno que coloca medo em muita gente é também um aliado da saúde. Isso porque ele é usado para produzir alguns medicamentos, como o captopril, indicado para tratar hipertensão.

Publicado por Diogo Massa

Escreve sobre bichos, virais e entretenimento.