Já pensou como seria encontrar uma cobra enorme enquanto você passeia tranquilamente pelo mercado? Ou, ainda, enquanto escolhe o seu pão preferido? Pois isso aconteceu com os clientes de um supermercado de Florianópolis, que se depararam com uma grande serpente no setor de pães na última terça-feira (22).
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram a cobra, identificada como uma caninana, deslizando calmamente por algumas cestas de pães. Além disso, ela ainda aproveitou o passeio para conferir todos os sabores de bolo disponíveis em uma das prateleiras do setor. Veja o vídeo:
Ao g1, a assessoria do supermercado disse suspeitar que a cobra tenha vindo da mata atrás do local e que funcionários a colocaram em um balde até a chegada dos bombeiros. Por fim, os socorristas resgataram o animal e o levaram até o seu habitat natural.
Já na internet, é claro, não faltaram brincadeiras sobre a aparição inusitada da serpente no mercado: “atração gratuita, a concorrência tá cada vez mais cruel!”, disse uma internauta. “O preço tá o fim da picada!”, escreveu outro.
Caninana pode ser grande, mas é inofensiva
Quem vê uma cobra desse tamanho, como a que visitou o supermercado, logo fica com medo. Mas no caso da caninana, não é preciso se preocupar tanto, já que ela não tem peçonha, apesar de inflar o pescoço e dar botes quando se sente ameaçada.
Essa espécie pode chegar a até 2,5 metros de comprimento e é conhecida pela agilidade, vantagem que usa para caçar os pequenos animais que fazem parte da sua dieta, como sapos, ratos e aves. Aliás, ela também é muito precisa em seus botes, o que torna difícil escapar deles.
Se dividindo entre o solo e a vida nas árvores, no Brasil, a caninana pode ser encontrada no Cerrado, na Mata Atlântica e na Amazônia. E sua aparência, que combina manchas amarelas e pretas, encanta fotógrafos e outros admiradores de cobras.