Coelho de estimação: tudo o que você precisa saber antes de ter um

Alimentação, higiene, hábitos e comportamentos de um coelho se diferem em relação a outros pets

Que tal ter um coelho de estimação? Mas como escolher a raça? Quais os hábitos do animal, como alimentar e cuidar? Por não ser um pet tão comum quanto cachorros e gatos, os candidatos a tutores de coelho precisam se informar com detalhes sobre o comportamento deste animal.

Assim como cachorros e gatos, os coelhos domésticos também são divididos por raças. Sim, existem várias raças de aparência e tamanhos diferentes, como coelho anão, gigante e, claro, o de tamanho “comum”.

Raças de coelho de estimação

Rex

O coelho Rex foi criado no século passado, na França, e ganhou fama rapidamente no mundo inteiro. Isso graças ao seu temperamento dócil, alegre e brincalhão, além de uma pelagem bastante curta e aveludada. São bastante amigáveis e gostam de receber atenção a todo momento. Por essa razão, são uma excelente opção para animais de estimação.

Fuzzy Lop

O Fuzzy Lop, também conhecido como Fuzzy Lop Americano, é um dos tipos de coelho mais procurados no Brasil. A raça possui uma pelagem bastante macia e felpuda, que mais se parece com lã, e suas orelhas são caídas, diferentemente de outras raças. O formato do seu corpo é arredondado e o peso é de, no máximo, 2Kg.

Nova Zelândia

Apesar do nome, o coelho Nova Zelândia foi criado nos Estados Unidos e também entra na lista dos tipos de coelho populares no Brasil. É um pet um pouco mais reservado, mas também bastante dócil e adora interagir com seus humanos. A raça é conhecida pela sua capacidade de procriação. É comum que a cada ninhada da raça nasçam de 10 a 12 filhotes.

Teddy

O Teddy é a raça de coelho anão mais nova a ser criada. De origem alemã, a raça ganhou fama rapidamente graças à sua pelagem longa e macia e ao seu tamanho. Pode pesar no máximo 1,3Kg.

Gigante de Flandres

Esse coelhão tem corpo largo, orelhas e pernas enormes e pode pesar até 12Kg! É a maior raça do mundo!

Cuidados

Eles são pets muito independentes, brincalhões e silenciosos – às vezes até demais. O erro mais comum é manter o pet dentro da gaiola 24 horas por dia. Isso porque os coelhos possuem um alto nível de energia que deve ser gasta diariamente. Para isso, eles precisam de boas doses de liberdade durante o dia para correrem livremente.

Vale destacar que não é indicado deixar um coelho solto pela casa sem qualquer supervisão. Isso em razão da curiosidade que os toma conta.

Alimentação

A alimentação é baseada em fibras, como verduras escuras e feno. Ou seja, não devem comer apenas ração. Dessa forma, o ideal é que a alimentação do coelho de estimação seja dividida em 80% de fibras e o restante pode ser suplementado com frutas, legumes e ração. Lembre-se de consultar um médico veterinário para montar a dieta ideal.

Higiene

Muita gente se pergunta se o animal pode tomar banho. Eles não podem de forma alguma! Primeiro, porque eles fazem a sua própria limpeza, assim como os gatos. Segundo porque são animais extremamente estressados e o contato com a água pode até levá-los à morte.

São adestráveis?

É possível adestrar? Algumas raças, como o Fuzzy Lop, são consideradas extremamente inteligentes e fáceis de treinar, desde que haja muita persistência e paciência por parte dos humanos.

Quando falamos em treinar o coelho, não pense que ele fará vários truques, assim como os cães. Mas é possível ensinar alguns comandos, como ir para a casinha, ensiná-lo a fazer xixi no lugar certo, entre outros.

*Com informações de Petlove

Publicado por Luciana Pereira

Escreve sobre celebridades e entretenimento