Quando alguém exagera na comida, é comum ouvirmos dizer que tem o olho maior do que a barriga, não é? E no mundo animal, há diversas espécies que podem comer além da conta, mas nesse caso, por causa das suas necessidades físicas, e não só por gula. Será que você sabe quais são elas? Veja X dos animais que se destacam por comer demais a seguir!
1 – Baleia-azul: ser o maior animal do mundo só poderia resultar em ser a espécie que come a maior quantidade de comida por dia! Para nutrir o seu “corpinho” de quase 200 toneladas, uma baleia-azul pode comer até 16 toneladas de plâncton e quatro toneladas de krill, um tipo de crustáceo, por dia! Afinal, é muito corpo para sustentar!
2 – Beija-flor: você certamente não diria que o beija-flor está nessa lista, não é? Mas apesar de muito pequeno, ele apresenta um metabolismo rapidíssimo, o que demanda que coma muito para que tenha a energia necessária para voar – aliás, durante o voo, o pássaro chega a ter um batimento cardíaco de 20 vezes por segundo! Por isso, come o dobro de seu peso em néctar diariamente!
3 – Tigre: ninguém duvida que o tigre seja capaz de caçar e comer uma grande presa! E isso também se reflete na sua capacidade de ingestão diária de alimentos, já que os animais dessa espécie podem comer até 40 kg por dia. Isso é importante porque, afinal, os tigres não caçam todos os dias e, por isso, acabam se alimentando com uma frequência menor.
4 – Píton-birmanesa: sabe aquelas fotos com serpentes enormes e de barriga cheia? É assim que as pítons-birmanesas ficam depois de encher o bucho com animais muito maiores que elas. Isso ocorre porque seus órgãos podem ficar até 150% maiores enquanto fazem a digestão, o que torna mais fácil comer tanto assim. Mas vale dizer que, apesar disso, essas cobras comem cerca de uma vez por mês.
5 – Gafanhoto: dizer que alguém come apenas 2 gramas por dia pode não parecer muito, porém, no caso do gafanhoto, esse é o seu próprio peso corporal. Ou seja, é como se uma pessoa com 70 kg fosse capaz de comer 70 kg todos os dias! Levando em conta que os gafanhotos costumam voar juntos por aí, é fácil entender por que são tão temidos nas plantações.