Gigantes e surpreendentes, as baleias impressionam em diferentes aspectos. Mas várias informações compartilhadas sobre elas são mitos que vão se espalhando e acabaram se tornando “verdade”. Por isso, confira cinco mitos sobre as baleias e aprecie esse animal belíssimo ainda melhor!
1 – Baleias não respiram debaixo d’água
Apesar de viverem no mar, as baleias não são peixes e não conseguem respirar debaixo d’água. Elas, na verdade, apresentam pulmões como os humanos, mas em vez de respirar pelo nariz e pela boca, contam com o chamado espiráculo, o orifício que fica no topo da cabeça. Ainda assim, elas podem ficar longos períodos submersas, a exemplo das cachalotes, que suportam até 90 minutos prendendo a respiração.
2 – Não esguicham água pelo espiráculo
A imagem de baleias esguichando água pelo espiráculo faz parte do imaginário popular, mas esse é outro mito. Após emergir da água, o que os animais soltam por esse orifício é, na verdade, ar, o que causa um barulho muito característico. Quando esse ar entra em contato com o lado de fora, forma uma fumaça com muco do animal, além de um pouco da água do mar que recobre o espiráculo no período em que fica submersa.
3 – Não são capazes de engolir humanos
Muitas pessoas já ouviram lendas sobre baleias que engoliram humanos por inteiro. Porém, isso não é possível na prática. É que apesar de muitas espécies apresentarem uma grande abertura de boca, a exemplo da baleia jubarte, a garganta da maioria desses animais tem um diâmetro muito pequeno, o que impediria a passagem de uma pessoa. Provavelmente, se um humano estivesse na boca de uma baleia, ela logo o cuspiria de volta para o mar.
Viralizou também:
- VÍDEO: Filhote de Husky adora ficar no congelador para se refrescar
- Cachorro ajuda a empurrar carro enquanto gato curte a carona
- Tutora se finge de morta para resgatar cadelinha fujona
4 – Não atacam embarcações
Diversas imagens compartilhadas na internet dão a entender que baleias atacam embarcações. Mas, segundo o Projeto Baleia Jubarte, não há registro de ataques da espécie a barcos e outros meios, por exemplo. Já casos de colisão podem ocorrer e, por isso, é importante seguir alguns procedimentos no caso de avistamento de baleias, como preservar uma distância segura, reduzir a velocidade e manter o motor ligado para que os animais possam detectar a presença das embarcações.
5 – Nem todas são capazes de cantar
O canto das baleias deixa muita gente maravilhada e serve até como uma espécie de canção de ninar para algumas pessoas. Mas a verdade é que nem todas cantam: em algumas espécies, são apenas os machos que realizam o canto, enquanto outras apresentam sons para ecolocalização, mas que não são exatamente um canto. É interessante destacar que as baleias não têm cordas vocais e a forma como cantam ainda é misteriosa.