Enquanto alguns animais se destacam por terem cheirinhos bons, que lembram até comidas ou são usados na perfumaria, outros são exatamente o contrário. Estamos falando de animais que cheiram mal ou, como poderíamos dizer de forma popular, são fedorentos!
Mas calma que o problema não é a falta de banho ou de desodorante: na verdade, essas espécies usam esses odores com diversos objetivos, como espantar predadores ou atrair fêmeas. E para você saber mais sobre elas, listamos 5 animais fedorentos a seguir. Confira!
1 – Cangambá: também chamado de jaritataca, esse animal vive no Cerrado e na Caatinga do Brasil, além de estar presente em outros países. Ele conta com glândulas perto do ânus que produzem uma substância de forte odor e que é usada para afastar predadores quando o animal se sente ameaçado.
2 – Diabo-da-Tasmânia: famosa pelo conhecido personagem Taz dos desenhos animados, a espécie é mais uma que se destaca pelo mau cheiro. Afinal, quando se sentem sob ameaça, esses animais são capazes de soltar um forte odor que espanta seus adversários.
3 – Tamanduá-mirim: presente em boa parte do Brasil, esse animal também é conhecido por um cheiro não muito agradável. É que, além do odor forte de sua urina e fezes, ele também pode expelir mau cheiro quando ameaçado, uma forma de se proteger de predadores.
4 – Jacu-cigano: também chamada de cigana, essa ave exala um forte cheiro durante a digestão dos alimentos. Isso ocorre porque ela apresenta vários papos, maiores até que o seu estômago, e toda a fermentação das folhas, flores e frutos que come acaba cheirando nada bem.
5 – Elefante: esses animais exalam uma secreção com cheiro forte por meio de uma glândula acima do olho. Isso ocorre de forma temporária, no chamado período de musth, quando os machos ficam em um estado de êxtase, que pode inclusive torná-los mais agressivos.
Bônus: sabe quando a gente ouve falar que os gambás exalam um mau cheiro horrível? Na verdade, as espécies brasileiras gambá-de-orelha-branca e gambá-de-orelha-preta não são assim tão fétidas e usam o odor, que pouco incomoda os humanos, apenas para atrair parceiros ou em situação de muito estresse. Já os chamados gambás americanos são mesmo os mais fedorentos!