Quando se fala em anfíbios, é comum pensar em sapos, pequenas salamandras, pererecas e rãs, não é? Mas o maior anfíbio do mundo é muito maior do que essas espécies: trata-se de um animal que pode chegar a incríveis 2 metros de comprimento: a salamandra-gigante da China.
Essa enorme salamandra já era considerada o maior animal desta classe há vários anos. Contudo, em 2019, um estudo descobriu que não se trata apenas de uma espécie, mas de três espécies distintas, e que uma delas ostenta o maior tamanho.
Até essa descoberta, todos os animais eram identificados como Andrias davidianus. No entanto, um estudo divulgado na revista Ecology and Evolution destacou que há três espécies diferentes e deu a maior delas o nome de Andrias sligoi, hoje considerada o maior anfíbio de todos. Essa espécie habita o Sul da China, enquanto a terceira, ainda não nomeada e pouco estudada, vive no Leste do país.
As salamandras-gigantes da China são totalmente aquáticas e costumam viver em cursos d’água e em lagos em montanhas. Além do enorme comprimento, elas podem chegar a 25 kg e exibem uma pele enrugada, que lhes permite respirar, em tons marrons ou acastanhados.
Salamandra-gigante da China corre risco
Apesar de toda a sua imponência e de ostentar o título de maior anfíbio do mundo, esse animal corre sério risco de extinção, principalmente em relação às duas novas espécies identificadas há pouco tempo.
Como explica a National Geographic, existem fazendas chinesas com dezenas dessas salamandras, mas todas da primeira espécie identificada. Além disso, muitos proprietários chegaram a devolver espécimes à natureza, mas em locais inadequados, que não os originais de cada espécie, o que pode ter agravado ainda mais a situação, estimulando a competição e hibridação entre os animais.
A perda de habitat e a caça ilegal, já que a carne da salamandra-gigante da China pode chegar a um alto valor, são outros problemas para a espécie. Por isso, os pesquisadores acreditam que a correta identificação das espécies e do risco de cada uma pode ajudar a preservar esses animais.