Conheça o peixe-pedra, uma das espécies mais venenosas do oceano

Se você nunca teve um encontro com um peixe-pedra, é bom agradecer! Considerada a espécie de peixe mais venenosa dos oceanos, esse animal conta com um veneno poderoso que pode, inclusive, matar um ser humano. E pior é que a sua aparência ainda ajuda a camuflá-lo no mar!

De nome científico Synanceia verrucosa, este peixe também é popularmente chamado de Stonefish e pode ser encontrado na região do Oceano Indo-Pacífico. E a referência à pedra no seu nome, aliás, não é à toa: isso porque esse peixe apresenta uma pele com textura rugosa e irregular, além de uma coloração que pode combinar tons de vermelho, verde, marrom e preto, o que faz com que ele seja facilmente confundido com uma pedra ou mesmo com corais.

Além disso, é um peixe sedentário e que permanece grande parte do tempo parado justamente em superfícies rochosas. Esse disfarce, aliás, é uma de suas técnicas para conseguir se alimentar, já que os pequenos peixes que fazem parte da sua dieta se aproximam sem perceber a sua presença. Assim, mesmo podendo medir até 30 centímetros, o peixe-pedra acaba ficando camuflado em seu habitat natural, o que pode gerar acidentes graves.

O veneno do peixe-pedra

O peixe-pedra apresenta 13 espinhos na região do dorso e, na base de cada um deles, há glândulas de um veneno poderosíssimo que começam a agir assim que algum desavisado pisa sem querer em um desses peixes. Com o impacto, essas glândulas acabam sendo rompidas, o que faz com que todo o veneno suba pelos espinhos e alcancem o pé da vítima. 

O resultado é uma dor lancinante e que, segundo os pacientes, pode demorar dias para ser totalmente eliminada e costuma ser apontada como mais excruciante que a dor de um parto natural. Além disso, o veneno é capaz de causar vômito, diarreia, parada cardíaca e paralisar outros músculos do corpo, podendo até ser fatal.

Dessa forma, é bom ficar de olho nas pedras sempre que passear pela praia para não correr o risco de se encontrar com esse animal poderoso!

Publicado por Diogo Massa

Escreve sobre bichos, virais e entretenimento.