Um camaleão mostrou a que veio ao enfrentar uma cobra da espécie boomslang, altamente venenosa. O confronto foi registrado por turistas no Parque Nacional Krueger, na África do Sul.
O veneno da cobra boomslang é altamente tóxico. Apenas 0,0006 miligramas podem matar uma ave em poucos minutos. O veneno causa coagulação intravascular disseminada, levando as vítimas sangrarem até a morte. E os camaleões são presas frequentes desta espécie de cobra, que habita a África subsaariana.
“Inicialmente, a boomslang parecia ter encurralado o camaleão de pescoço abalado. Mas o camaleão decidiu que não tinha acabado e começou a revidar”, contou Brian Abrahamson, que gravou as imagens, ao site LatestSightings.com.
“O camaleão, surpreendentemente rápido e ágil, reagiu ferozmente, mordendo a parte inferior da cobra. Até mudou de cor, passando do verde limão para o verde escuro, talvez para confundir o predador.”
O camaleão não resistiu ao veneno da boomslang após ser picado várias vezes pelo réptil, mas a cobra não conseguiu almoçar. Ao perceber que era observada por uma águia, o animal deixou o local rapidamente.