Quem ouve falar em panda logo imagina aqueles ursos atrapalhados com pelagem branca e preta, não é? Mas eles dividem esse nome com uma outra espécie: o panda-vermelho. E apesar disso, um não tem muita coisa a ver com o outro. Quer saber mais? Confira 4 curiosidades sobre esse animal que já virou até estrela de cinema:
1 – É urso ou é raposa?
O panda-vermelho é também chamado de raposa-de-fogo, por causa da pelagem avermelhada na parte superior do corpo, do focinho curto e das orelhas triangulares. Mas apesar dos nomes, ele não é uma raposa e nem é parente de urso. Na verdade, o animal pertence à família Ailuridae, da qual é o único sobrevivente, e que é mais relacionada a espécies como guaxinins e gambás.
2 – Onde vive o panda-vermelho?
Esses animais são nativos de países como Butão, China, Índia, Nepal e Mianmar e vivem em regiões de clima temperado em florestas com muitas árvores. Isso porque essa é uma espécie arborícola, ou seja, que vive a maior parte em cima das árvores e desce para o solo apenas em caso de necessidade extrema. Dessa forma, a melhor maneira de vê-los é olhar para cima!
3 – O que os pandas-vermelhos comem?
Vivendo em cima das árvores, o principal alimento desses animais é o bambu, que representa até 95% da dieta da espécie. Contudo, os pandas-vermelhos são carnívoros e, embora em quantidade menor, também podem se alimentar de pequenos mamíferos e pássaros, além de frutas, raízes, insetos e ovos de aves.
4 – Como é a reprodução das raposas-de-fogo?
O panda-vermelho é um animal solitário e, por isso, machos e fêmeas se encontram apenas para a reprodução. Eles podem acasalar com mais de um parceiro a cada época reprodutiva e a fêmea é capaz de dar à luz até quatro filhotes por vez. A gestação dura pouco mais de quatro meses e a mãe geralmente usa uma árvore oca com folhas e gravetos para formar um ninho. Após nascerem, todos os filhotes ficam no ninho por cerca de três meses e vivem com a mãe até a próxima temporada de reprodução.