Você já viu aqui no Viralizou que muitas espécies têm uma gestação demorada, muito maior que os nove meses necessários para que um humano nasça com saúde. Mas, por outro lado, há também as espécies com uma gravidez vapt-vupt, com os filhotes nascendo rapidamente! E para você ficar por dentro, separamos algumas das gestações mais rápidas do mundo animal. Confira:
1 – Dunnart: talvez você nunca tenha ouvido falar nesse animal, mas ele é o mamífero com uma das gestações mais rápidas do mundo, afinal, a espécie dunnart de face listrada apresenta uma gravidez de apenas 11 dias. Esse pequeno marsupial é nativo da Austrália, carnívoro, tem hábitos noturnos e uma expectativa de vida pequena, que não ultrapassa os cinco anos.
2 – Gambá: os filhotes de gambá também nascem rapidinho, entre 12 a 14 dias, dependendo de cada espécie. A fêmea pode ter até duas ninhadas por ano, com cerca de 12 gambazinhos por vez, que nascem muito pequenos, pesando cerca de 2 gramas. Após saírem do útero, eles vão para a bolsa marsupial, onde se alimentam com o leite materno até estarem crescidos.
3 – Hamster: esses animais estão divididos em várias espécies, mas todas têm uma gestação curtinha de, em média, 20 dias. O número de filhotes a cada ninhada varia entre 6 e 12, e eles nascem sem pelos, cegos e surdos, além de muito pequenos. Mas bastam alguns dias para que eles comecem a desenvolver a pelagem e seus sentidos: com três semanas, aliás, eles já estão desmamados.
4 – Camundongo: a gestação desse animal tem características muito semelhantes à do hamster: dura cerca de 20 dias, com até 12 filhotes por ninhada, que também nascem surdos, cegos e sem pelos. É um animal com alto potencial de reprodução, já que as fêmeas podem ter até dez gestações em um só ano. Aliás, logo após o parto ela já está apta a engravidar novamente.
5 – Rato: e para completar a nossa lista de gestações vapt-vupt, há outro roedor que compartilha as mesmas semelhanças com seus “parentes” hamster e camundongo. É uma gestação de cerca de 20 dias, a depender da espécie, com cerca de oito filhotes a cada ninhada, embora algumas fêmeas possam ter mais de dez crias por vez.