Seria tudo de bom se nossos gatos vivessem para sempre, né? Assim como qualquer ser-vivo, infelizmente, os gatos têm uma vida finita e curta, se comparado aos humanos.
Mas relaxa, se você está pensando em adotar um gatinho, caiu aqui de paraquedas e tá quase desistindo de ter um bichano, pode ficar tranquilo! Tem sim como adotar alguns hábitos que podem prolongar a vida e melhorar a saúde de qualquer animal.
Os gatos têm uma expectativa de vida que varia dependendo de diversos fatores, incluindo raça, condições de saúde, alimentação e cuidados veterinários. Em média, os gatos podem viver de 14 a 20 anos. No entanto, alguns felinos muito bem cuidados superam essas expectativas.
Assim como os cães, a qualidade da alimentação é fundamental para a longevidade dos bichanos. Uma dieta adequada, rica em nutrientes essenciais para a espécie, contribui significativamente para a saúde do animal.

Além disso, compreender o comportamento felino e proporcionar estímulos apropriados pode manter o seu gato ativo e feliz ao longo dos anos.
Tanto os gatos quanto os cães passam pela infância e adolescência até o primeiro ano de vida, segundo a médica veterinária Nívia Pontes. Depois, a idade dos cães em comparação com a dos humanos pode variar dependendo do porte. Com os bichanos, é diferente.
Como a grande maioria dos gatos tem um porte parecido, não existe muita variação de expectativa de vida entre raças. Ao completar um ano, o felino tem por volta de 15 anos equivalentes na idade humana.
Isso não significa que aos dois anos, o gatinho teria 30 anos como ser-humano. Após o primeiro ano, a equivalência com a idade humana difere.

As seis vidas de um gato
Achou confuso? Vamos simplificar!
Segundo a VetsNow, a vida de um gato é dividida em seis fases — não sete! Seriam elas:
- Filhotes: 0-12 meses
- Junior: 12 meses – 2 anos
- Adulto: 3 – 6 anos
- Maduro: 7 – 10 anos
- Senior: 11 – 14 anos
- Super senior (geriátrica): +15 anos
Assim como os humanos, os gatinhos têm diferentes fases da vida e, para garantir a saúde do bichinho, você precisa adaptar os cuidados de acordo com a idade do seu animal.
Por exemplo, os mais idosos podem precisar de dietas específicas para ajudar na manutenção da saúde dos rins e das articulações.
É importante proporcionar um ambiente seguro e enriquecido, com brinquedos e estruturas que incentivem a atividade física e mental.

Gatos precisam viver em ambientes seguros
Que os bichanos são animais de espírito-livre, todo mundo já sabe. Mas você sabia que telar, murar ou cercar sua residência de forma que não possibilite contato do seu gatinho com a rua pode ser o maior gesto de amor que você pode fazer por ele?
Gatos que moram e têm acesso frequente e sem supervisão às ruas têm uma expectativa de vida menor do que os que vivem dentro de casa. Quando o animal não é castrado, fica ainda mais perigoso.
São nas famosas brigas de gato e nas “fugidinhas” felinas que os bichinhos se submetem a mais chances de contrair alguma doença grave, como a FeLV (Leucemia felina) e a FIV (AIDS felina).
Por isso, mantenha seu animal seguro em casa, castrado, bem alimentado e sempre cheio de amor e atenção.

Como saber a idade do meu gato?
Se você resgatou um gatinho na rua e não faz ideia da idade que ele tem, procure um veterinário. Além de realizar exames para verificar a saúde do animal, os olhos treinados dos profissionais conseguem detectar uma média da idade do animal apenas examinando os dentinhos.
Para ter uma informação mais exata em relação à idade do gato, também é possível realizar exames médicos com uma precisão maior.