Gigantes do passado: 3 animais extintos que se destacam pelo tamanho

O medo de cobras, tubarões e até de baleias é algo comum entre muitas pessoas. Mas se as espécies atuais são capazes de assustar, seus “parentes” já extintos poderiam fazer muito pior. Afinal, estamos falando de animais gigantes e com potencial para serem grandes predadores! Veja:

Megalodonte, o gigante dos oceanos

Com dentes que chegam a ultrapassar 16 centímetros, o megalodonte foi a maior espécie de tubarão de todos os tempos. Esse animal viveu há cerca de 2,6 milhões de anos e os registros sobre ele são conhecidos desde 1840. Atualmente, os fósseis reúnem vértebras e dentes “gigantes”.

E se os dentes impressionam, o tamanho do megalodonte também. A estimativa varia entre alguns estudos, mas acredita-se que o animal poderia ter entre 15 e 20 metros de comprimento. Ele ainda era um ótimo e ágil nadador e se alimentava de baleias, entre outros animais marinhos.

esqueleto de megalodonte
Megalodonte foi o maior tubarão de todos os tempos – Alton C. Dooley/Wikimedia Commons

Titanoboa, a maior cobra de todos os tempos

Se você se assusta quando se depara com uma cobra atual, provavelmente desmaiaria ao ver uma titanoboa. Com 14 metros de comprimento e podendo pesar até uma tonelada, essa cobra viveu há cerca de 60 milhões de anos e, provavelmente, colocou muito medo em suas presas.

As titanoboas viveram na América do Sul e, por isso, os especialistas acreditam que o tamanho delas se deve ao calor da região. Aliás, elas geralmente ficavam em pântanos e eram capazes de dar botes de até três metros, além de engolir crocodilos inteiros.

titanoboa
Titanoboa, a maior cobra já descoberta, foi extinta há milhões de anos – Ryan Quick/Wikimedia Commons

Baleia-colossal, o animal mais pesado do mundo

Se a tonelada da titanoboa te impressionou, a baleia-colossal vai ter surpreender ainda mais! Essa espécie viveu há cerca de 39 milhões de anos e estimativas indicam que ela pode ter pesado até 340 toneladas, muito maior que a atual baleia azul, que pesa cerca de 150 toneladas.

Com tamanha massa corporal, os estudos indicam que a baleia-colossal não era muito ágil e que se movia com movimentos ondulatórios. Por isso, provavelmente não era uma predadora rápida como seus contemporâneos gigantes, mas certamente assustaria muita gente!

baleia-colossal
Estima-se que a baleia-colossal foi o animal mais pesado de todos os tempos – Alberto Gennari

Publicado por Diogo Massa

Escreve sobre bichos, virais e entretenimento.