Jonathan, a Tartaruga Centenária que está viva desde antes da invenção do telefone

A maioria das pessoas sabe que a tartaruga é um dos animais mais longevos da face da Terra. Em um lugarzinho isolado do Atlântico Sul, mais precisamente na Ilha de Santa Helena, vive Jonathan, a tartaruga centenária que vai fazer 192 anos.

Reconhecido pelo Guinness Book como o animal terrestre mais velho do planeta, Jonathan, a tartaruga, nasceu em 1832. Na carapaça do nosso ancião estão os efeitos das mudanças radicais que o mundo passou durante todos esses anos. 

Quando Jonathan nasceu, no início do século XIX, o mundo era um lugar bem diferente. A Revolução Industrial estava no auge e a grande invenção da época era o telégrafo. A maioria dos países ainda vivia na era colonial. 

O animal terrestre mais antigo do mundo quase viveu na mesma época que Napoleão Bonaparte

Para ter uma ideia de como a tartaruga Jonathan é antiga, durante sua vida aconteceram duas grandes guerras mundiais e o homem chegou à lua. Uma curiosidade sobre o anfíbio é que por uma pequena diferença de anos, ele quase conviveu com Napoleão Bonaparte. 

Em 1815, o famoso líder da França foi exilado em Santa Helena depois de perder a Batalha de Waterloo. Porém, Napoleão morreu em 1821, onze anos antes do filhote de tartaruga Jonathan começar sua longa vida. 

Vivendo em meio a uma natureza tranquila e praticamente intocada, Santa Helena é reconhecida por sua biodiversidade e paisagens deslumbrantes. Além de ser o exílio de Napoleão, a ilha era um ponto de parada para navios que se aventuravam pelo oceano. 

https://twitter.com/GWR/status/1730200704512332023

Os 192 anos de Jonathan é um fato que desperta grande interesse. Mesmo sabendo que as tartarugas são animais que vivem por muitos anos, o caso do morador de Santa Helena é único e ultrapassa bastante a expectativa de vida de uma tartaruga. 

A longa vida do animal também lembra a importância da preservação da natureza. Afinal, viver em um lugar isolado e praticamente intocado pode ser um dos motivos pelos quais Jonathan vive tanto.

Jonathan, a Tartaruga Centenária que está viva desde antes da invenção do telefone (1)
A Ilha de Santa Helena (Foto: Wikimedia Commons)

Qual a expectativa de vida de uma tartaruga?

A expectativa de vida de uma tartaruga pode variar significativamente dependendo da espécie. De modo geral, as tartarugas são conhecidas por sua longevidade. Algumas das expectativas de vida médias para diferentes tipos de tartarugas são:

Tartarugas Marinhas: As tartarugas marinhas, como a tartaruga-verde e a tartaruga-de-couro, podem viver de 50 a 100 anos.

Tartarugas Terrestres: Algumas espécies de tartarugas terrestres têm expectativas de vida particularmente longas. Por exemplo, a tartaruga-gigante de Galápagos pode viver mais de 100 anos, com alguns indivíduos chegando a mais de 150 anos.

Tartarugas de Água Doce: Espécies de tartarugas de água doce, como as tartarugas-de-orelhas-vermelhas, geralmente têm uma expectativa de vida mais curta em comparação com as tartarugas marinhas e terrestres, vivendo em média de 20 a 30 anos.

É importante notar que esses números são médias e podem variar com base em fatores como o ambiente, cuidados recebidos e genética. Além disso, em cativeiro, com os cuidados adequados, algumas tartarugas podem viver mais do que na natureza devido à ausência de predadores e à disponibilidade regular de alimentos e cuidados médicos.

 

Publicado por Redação Viralizou

Escreve sobre celebridades e entretenimento