Ela é grande, bonita, feroz e, praticamente, um símbolo dos países da América: estamos falando da onça-pintada, o terceiro maior felino do mundo, atrás apenas de tigres e leões! No Brasil, ela ganhou um Dia Nacional, além de também estampar as notas de 50 reais há muito tempo. E para você saber mais sobre essa espécie incrível, separamos 6 curiosidades sobre ela. Confira!
1 – Maior felino do continente: a onça-pintada ostenta o título de terceiro maior felino do mundo e é também o maior felino das Américas. O tamanho dos animais varia de acordo com o bioma e a dieta disponível, mas há registros de animais com mais de 140 kg no Pantanal, por exemplo.
2 – Tem impressões digitais: as onças-pintadas apresentam padrões exclusivos de manchas que são diferentes em cada indivíduo, como se fosse a impressão digital da espécie. Aliás, vale destacar que a onça-preta também é uma onça-pintada, mas com muito mais melanina no corpo.
3 – Nada, corre e sobe em árvore: escapar de uma onça pode ser uma tarefa bem difícil. Isso porque, além de correr a até 80 km/h, elas são exímias nadadoras! E não pense que subir em uma árvore vai ajudar: afinal, elas também são capazes disso.
4 – Topa qualquer lanchinho: as onças-pintadas não costumam recusar comida e, boas carnívoras que são, podem se alimentar de até 85 espécies distintas. E aí, o cardápio é variado, incluindo tatus, jacarés, cobras, capivaras, antas e o que mais conseguirem caçar – o que não é difícil!
5 – Dieta variada: apesar de comer de tudo, não é sempre que a onça-pintada está a fim. É que como os outros grandes felinos, ela apresenta uma dieta chamada feast or famine, que em português pode ser traduzida como banquete ou fome. Na prática, a onça pode comer uma grande quantidade de carne em um só dia e, depois, ficar até uma semana sem se alimentar.
6 – Mordida poderosa: além de ser muito ágil, a onça-pintada também se destaca pela mordida, que é considerada a mais poderosa entre todos os felinos. Basta pensar que seus dentes são capazes de atravessar o casco das tartarugas e a pele dos jacarés.
E então, deu para entender porque a onça-pintada é um animal incrível, não é? Só é melhor não se encontrar com uma!